
Em setembro, o hipercarro elétrico Yangwang U9 Xtreme atingiu a velocidade de 496,22 km/h na pista ATP Automotive Testing Papenburg, na Alemanha. Os quase 500 km/h do hipercarro da BYD superaram em quase 50 km/h o recorde atual do Livro Guinness, 447 km/h para o Koenigsegg Agera RS, mas não foi registrado ainda porque não atingiu as condições completas do teste.
Não entrou o Guinness (ainda), mas ganhou o reconhecimento de uma das instituições mais veneradas do mundo da cobertura automotiva: o recorde foi eleito o Momento do Ano pelo Top Gear Awards 2026.
“Vencer a Bugatti em seu próprio Jogo é só o começo para a Yangwang”, descreve o Top Gear em seu site. “Ela já quebrou o recorde da volta mais rápida de um carro de produção elétrico esportivo em Nürburgring, com um tempo de 6m59.16s. Quebrar o recorde de 500 km/h é o novo alvo. Mundo, vocês foram avisados. ”
Para transformar o U9 “básico” en eXtremo, a voltagem da plataforma elétrica saltou de 800V para insanos 1.200V. O conjunto é impulsionado por quatro motores elétricos gerando mais de 3.000 cv.
O Yangwang U9 Xtreme não é um protótipo, mas um carro de produção limitada, a 30 unidades. Uma delas – a primeira – tem um dono brasileiro: o piloto e empresário Leo Sanchez (da farmacêutica EMS) está entre os selecionados.
Outra está sendo exibida no Salão do Automóvel de São Paulo, e pode ser vista no estande da Denza (outra marca de luxo da BYD) até amanhã.
Elétricos entre os escolhidos da Top Gear
Essa não foi a única vitória dos elétricos na premiação do Top Gear. Mesmo sendo um dos programas mais tradicionais da cobertura automotiva – existe até a categoria barulho do ano entre os premiados – ele não ignora a revolução elétrica. Pelo contrário: a maioria dos premiados foi de elétricos. Das 18 categorias, apenas “supercarro”, “hipercarro”, “restomod”, “off-road”, “personalidade” e, óbviamente, ”barulho” não estão envolvidas em eletrificação.
Esta é a lista completa:
- Carro do Ano 2026: BMW iX3 – Aclamado como o modelo que redefine a marca e a Neue Klasse.
- Momento do Ano: Yangwang U9 Xtreme – como visto.
- Fabricante do Ano: Renault Group – Elogiado por ser interessante num mundo muito sério; a apresentação começa pelo (BEV) Apline A390.
- Hipercarro do Ano: Ferrari F80 – ICE descrito como engenharia de ponta entrelaçada com pura paixão.
- Carro de Luxo do Ano: Rolls-Royce Black Badge Spectre – BEV considerado o “padrão do mundo” pelo Top Gear.
- Off-road: Land Rover Defender OCTA – Um Defender V8 com 626 cv (ICE).
- Station Wagon (saloon) do Ano: Audi A6 Avant – tem versões MHEV e PHEV.
- Supermini do Ano: Hyundai Inster – EV descrito como um “pequeno carro adulto” .
- MPV/Van do Ano: Kia PV5 – A “Nova Besta” foi elogiada pela posição de condução e o fator “feelgood”.
- Sedan do Ano: Mercedes-Benz CLA – EV destacado pela condução, direção e interface do habitáculo.
- Supercarro: Ferrari 296 Speciale – ICE que “eleva a franquia numa mistura sublime de analógico e digital”.
- Experiência de Condução: Bugatti Tourbillon – Por oferecer uma experiência mais rica do que apenas velocidade em linha reta.
- Barulho do Ano: Ford Mustang GTD – Descrito como um “F*da-se glorioso” aos EVs “coroinhas de igreja” com o seu V8. (Deixaram o Jeremy Clarkson voltar?) É um ICE (dã).
- SUV de Performance: Aston Martin DBX S – “Feroz, barulhento” (ICE), mas “preciso e prático”.
- Design/Conceito: Dacia Hipster – Um “bloco com uma cara alegre” focado em maximizar o volume interior.
- Crossover: Renault 4 – Combatendo a “reputação de eletrodoméstico” dos EVs. (Video relevante.)
- Restomod: Kimera EVO37 – restauração conquistou corações pela “leveza e energia”.
- Personalidade do Ano: Andreas Preuninger – Pela sua liderança no departamento GT da Porsche.