
O Kia PV5 Cargo percorreu 693,38 km com uma única carga e utilizando sua capacidade máxima de carga. A façanha foi registrada no Livro Guinness dos Recordes como a mais longa distância atingida por uma van com sua carga máxima e um único carregamento de bateria.
O modelo utilizado no desafio foi o PV5 Cargo Long Rangem de quatro portas, equipado com bateria de 71,2 kWh – que tem mais alcance, mas menos total de carga que a versão com bateria de 51.5 kWh.
Para bater o recorde, a van recebeu seu peso máximo autorizado de carga de 665 kg. O carro teve seu compartimento de carga e carregador lacrados pela organização, foi carregado a 100% no início do percurso, e foi monitorado por GPS e câmeras internas durante todo o período.
Para garantir que o recorde refletisse a realidade das operações de logística, o teste foi realizado em 30 de setembro de 2025 em estradas públicas ao norte de Frankfurt, na Alemanha, em condições reais de tráfego. A rota de 58,2 km simulou o cotidiano de entregas urbanas e extra-urbanas, incluindo, sinais de trânsito e cruzamentos, rotatórias e tráfego intenso e ganho de elevação de aproximadamente 370 m a cada volta.

No volante, estavam o jornalista automotivo britânico George Barrow e o engenheiro Christopher Nigermeier, do Centro Técnico Europeu da Hyundai Motor. A dupla dirigiu o furgão por 12 voltas, até parar com o fim da bateria. A viagem durou 22h30 no total, ao longo de dois dias, encerrando precisamente a 693,38 km.
“Este notável feito prova que nossa Plataforma Além do Veículo não é apenas inovadora em conceito, mas também prática e eficiente no mundo real”, declarou Ho Sung Song, Presidente e CEO da Kia Corporation.
O PV5 Cargo é o modelo inaugural da linha Platform Beyond Vehicle (PBV), da Kia, construído na plataforma modular E-GMP.S (Electric-Global Modular Platform for Service). Sua arquitetura modular comporta diferentes configurações – carga, passageiros, chassi cabine e veículo acessível para cadeirante.
O veículo recordista será exibido na feira Solutrans, em Lyon (França), em novembro de 2025.
Via Kia