
As vendas de carros 100% elétricos (BEVs) chegaram a 18% do mercado mundial, segundo dados de um relatório do Clean Technica. Esse resultado marca um aumento significativo de 14% em relação ao mesmo período do ano passado, e mostra uma tendência global de adoção de carros elétricos.
Só para reiterar, estes 18% do mercado global se referem somente aos apenas veículos 100% elétricos, os BEVs, assim se incluirmos os híbridos plug-in, os PHEVs, chegaremos à impressionante fatia de 27% do mercado global de automóveis. Com as duas categorias, o crescimento anual foi de 24%.
Apesar do crescimento global, BEVs só têm 3,6% de participação no Brasil
Os carros BEVs cresceram 23% no período, com um total de 1,1 milhão de unidades registradas. É interessante notar que os registros de carros híbridos plug-in caíram 1%, para 600 mil unidades. Como cita o Clean Technica, a última vez que os PHEVs tiveram uma queda global foi em maio de 2020, ou seja, na pandemia da COVID-19.
Só que os números enganam, e a queda no mercado dos PHEVs é, em grande parte, pelas baixas vendas desse tipo de veículo na China, cujo mercado é cada vez mais dominado pelos BEVs. Se não contarmos com esse país, as vendas globais de PHEVs seguiram crescendo no mundo inteiro, e teriam crescido para 31%, acima da sua média de crescimento anual de 26% registrada no mês passado.
Falando do Brasil, foram vendidos 20.222 carros eletrificados em agosto, o que representa uma participação de 9,4% no mercado. Se considerarmos apenas os BEVs, foram vendidas 7.624 unidades, um recorde que inclusive já foi batido em setembro, com a venda de 8.057 unidades. Segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), as vendas de EVs vão ultrapassar 200 mil unidades vendidas em 2025.
Infelizmente, o Brasil segue sendo um exemplo de país que insiste em adotar a tecnologia de híbridos flex, que oferece um ganho ambiental muito menor.
Lista de veículos elétricos mais vendidos no mundo em agosto de 2025
Quem liderou o ranking mundial de carros elétricos mais vendidos em agosto foi o Tesla Model Y no topo, isolado com 106.418 entregas. Em segundo lugar, o Geely EX2 (ou Xingyuan na China) com 46.062 veículos, seguido de perto pelo Tesla Model 3, com 42.030 unidades emplacadas. Assim, o Top 3 de agosto foi dominado por BEVs. O BYD Song aparece em 4o com 39.897 entregas, sendo 8.783 da versão BEV e 31.114 da versão PHEV. Em quinto, o simpático Mini EV Wuling Hongguang, com 37.837 unidades.
Apesar da BYD não estar no Top 3 pela primeira vez em um bom tempo, ela tem 6 modelos no Top 10. Em vendas globais em agosto, a BYD chegou a 344.839 unidades vendidas, ou 20,1% do total, mais do que o dobro da Tesla, que teve 152.448 unidades, ou 8,9% de participação. Completando o Top 5 a Geely, com 110.666 unidades, a Wuling, com 65.533 e uma surpresa, a Leapmotor, com 57.066.
O Model Y e o Model 3 acabam de ganhar versões com menos recursos e preços mais acessíveis, mas que curiosamente, custam mais caro do que suas versões normais no mês passado, por causa do fim do subsídio de US$ 7.500 oferecido pelo governo Biden, descontinuado no dia 1/10 pelo governo Trump.
É praticamente impossível que as vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos não sejam afetadas nos próximos meses por esse fator específico, que também explica o aumento de vendas da Tesla no mercado dos EUA nos últimos dois meses.