Antes do lançamento oficial, a Foton decidiu liberar 10 unidades para teste de seu minicaminhão eWonder – versão elétrica do Wonder, que já era vendido. Os dois primeiros clientes aprovaram seu uso e decidiram comprar o resto. Agora, só com o lançamento oficial no início do ano que vem.
A Foton é uma montadora chinesa de utilitários fundada em 1996, que vende no Brasil modelos a combustão interna e o caminhão elétrico iBlue 6T. Os clientes são a provedora de eletrificação comercial EVolution Mobility e o petshop Petlove. Segundo Foton, elas testaram as unidades por 21 dias em condições de uso urbano e decidiram comprar o resto do estoque inicial, passando a adotar os caminhões comercialmente.
O que é o eWonder?
O eWonder é um minicaminhão menor que uma SUV média, com peso bruto total (caminhão + carga) de 2.550 kg. Mede 4,62 m de comprimento, 1,71 de largura e 1,90 m de altura. Segundo a Foton, são dimensões pensadas para facilitar a manobrabilidade em vias estreitas e o acesso a locais de carga e descarga urbanos. A lista de equipamentos inclui painel digital, freio de mão eletrônico e sensores de estacionamento, além de faróis em LED.
O modelo utiliza a tomada padrão CCS2 prometendo recarga rápida de 1 hora e 6 horas em carga lenta. Sua autonomia é de 280 km.
A Foton traz a informação de que já possui um centro de distribuição em Itajaí (SC) com 7 mil peças de reposição em estoque. A empresa também afirma que terá 80 concessionárias abertas no país até o fim deste ano.


