A Geely fez uma apresentação de seu modelo global, o Geely EX5 equipado com direção nas quatro rodas, executando manobras na transversal.
Diferente dos sistemas já equipando carros como o Cybertruck, a tecnologia da Geely permite que as rodas girem até 90 graus. Isso transforma o SUV num veículo capaz de movimentos omnidirecionais.
No vídeo de demonstração divulgado na China, o EX5 exibe três capacidades principais que podem melhorar a vida do motorista.
Há o já citado modo “caranguejo”: as quatro rodas viram 90 graus para o mesmo lado, permitindo que o carro entre numa vaga de estacionamento lateralmente, em linha reta, sem precisar de manobrar para frente e para trás. Mas também é possível girar as rodas dianteiras para dentro e as traseiras para fora, permitindo que o carro gire em torno de si próprio, permitindo uma virada de 180 graus sem sair do lugar. E também ainda há a possibilidade de as rodas dianteiras ficarem travadas enquanto as traseiras giram, fazendo a traseira do carro “varrer” o entorno – basicamente fazendo um “zerinho” organizado, sem ameaçar os pneus, o que pode ser útil quando não é possível girar ele em torno de seu eixo.
A Geely não falou nada sobre a implementação prática da tecnologia em modelos de fábrica ainda. O CarNewsChina notou uma potencial desvantagem no vídeo: a caixa de rodas precisa ser maior que o normal para poder acomodar o movimento de 90 graus. Isso significa perda de espaço interno, mas provavelmente um sacrifício menor diante da vantagem de nunca mais se importar com baliza.
O EX5 é um crossover BEV que está se tornando uma das maiores exportações da marca internacionalmente, inclusive no Brasil, onde será fabricado na planta da Renault ano que vem – em versão híbrida e (exceto imensa surpresa) sem direção nas quatro rodas. Ele possui um motor único dianteiro com 160 kW (215 cv) de potência, com uma bateria de 60.2 kWh – perfazendo 413 km pelo ciclo Inmetro. Aqui ele é vendido por entre R$ 205.800 a R$ 225.800. Uma possível versão com direção omnidirecional provavelmente não entre em versões básicas.
Via CarNewsChina