O último relatório de emplacamentos da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores) trouxe algumas revelações interessantes sobre o processo de eletrificação no Brasil.
O número de eletrificados (híbridos e elétricos) chegou a 25.101 veículos emplacados em agosto – um aumento de 74% em relação ao ano anterior. Em relação a julho, no qual 24.962 eletrificados foram emplacados, a mudança é pequena, mas chama a atenção o avanço na proporção entre híbridos e elétricos puros.
Em junho, foram emplacados 18.012 híbridos e 6.950 elétricos. Em agosto, o número de híbridos caiu quase 3% (seguindo a tendência de queda de vendas total, em 5%), enquanto o de elétricos puros subiu quase 10%. Não fossem pelos puros, o total de eletrificados teria caído. A proporção de puros no mercado de eletrificados chegou a mais de 30% em agosto, aproximando-se de um em cada três emplacamentos.
No total, em agosto, os eletrificados responderam por 14,5% dos carros vendidos – dois quais elétricos puros respondem por 4,4% . Em agosto de 2024, esses números eram 8,4% eletrificados, 2,9% elétricos puros. Um aumento de 49% em um ano para elétricos puros, no já citado 74% de aumento de eletrificados.
A Chinesa BYD têm se mostrado a grande vencedora da transição. Em agosto, a montadora superou tomou a posição da Jeep como sexta marca no relatório, com quase 6% dos emplacamentos. Ela domina completamente o mercado de elétricos puros, com quase 75% do total – o segundo lugar vai para a Volvo, lá atrás, com menos de 5%. Também é primeira no de eletrificados em geral, com 23% – mas aqui a competição é maior, com a Fiat atingindo 20%.
Grande parte desse sucesso se deve ao hit BYD Dolphin Mini. O Mini ocupa apenas o 21º lugar entre o ranking geral de carros naus emplacados, dominado por SUVS. Mas, no segmento de hatches compactos, chegou ao top 5. Com 3.300 emplacamentos em agosto, fica bem atrás dos 5.815 do Chevrolet Onix, e mais ainda do primeiro lugar, o VW Polo, que emplacou quase 13 mil unidades. Mas está completamente isolado do 6º lugar, o Honda City, que vem lá atrás com 1.357 emplacamentos, e vendas em queda.
Vendido a menos de R$ 120 mil e com um pacote considerado extremamente atraente, o Mini pode estar a caminho de se tornar conhecido como o primeiro elétrico realmente popular.
Veja o relatório completo aqui.