A BYD vai trazer para o Brasil o seu carregador de 1 MW de potência, que conta com resfriamento líquido, e consegue carregar a bateria de um carro elétrico em apenas 5 minutos, ou seja, o mesmo tempo que você gastaria no posto abastecendo um carro a combustão.
Stella Li, vice-presidente global da BYD, disse ao UOL que “o Brasil é o quinto maior país do mundo em território”, e assim, nosso país “terá 800 desses carregadores em 12 meses”, o que é realmente uma ótima notícia para os entusiastas de carros elétricos, como nós aqui da redação. Esta iniciativa, assim como a inauguração da fábrica de Camaçari, mostram como a BYD está apostando forte no Brasil.
Essa potência de carregamento de 1 megawatt (1.000 kW) só é possível por causa da Super e-Platform, a plataforma elétrica apresentada pela BYD em março deste ano, com bateria de carregamento ultrarrápido e estações de carregamento com capacidade máxima de saída de até 1.360 kW.
Até o momento, os únicos carros compatíveis com essa potência de recarga são o BYD Han e o BYD Tan (chamado de Tang na China). Com os novos carregadores, 5 minutos na tomada serão suficientes para 400 km de autonomia, ou seja, já é o quase o suficiente para ir do Rio até São Paulo.
Nas palavras da VP global da empresa, a BYD também está “investindo em infraestrutura, fazendo parcerias com nossas concessionárias, administradores de rodovias e a Shell.” Além disso, Stella Li diz que a BYD pretende “desenvolver soluções de pagamento direto no app”, facilitando a tarefa de pagar pelo carregamento.

