General Motors (GM) apresentou a nova versão do Chevrolet Bolt, seu popular veículo elétrico de baixo custo (ou “baixo custo”?), que retorna ao mercado depois de ser descontinuado em 2024 e ser avistado recentemente. O retorno traz um pacote familiar, mas com atualizações técnicas, lideradas pela adoção do novo sistema de bateria Ultium. O lançamento oficial ocorreu em um evento especial nos Estúdios Universal, em Hollywood.
O novo Bolt, que chega ao mercado americano no início de 2026, mantém seu apelo de acessível (para os EUA) com preço de base de US$ 28.995 (~R$ 159 mil) para o acabamento mais básico (LT), tornando-o o carro elétrico mais barato disponível nos EUA atualmente. O campeão anterior era o Nissan Leaf, a US$ 29.935 (~R$ 164 mil) mas nisso você poderia incluir os U$ 7.500 de subsídio, então o preço ficava em US$ 22.435 (~R$ 123 mil).
Para se ter uma comparação, o carro mais barato dos EUA atualmente é o Nissan Versa, vendido a US$ 17.190 (~R$ 94 mil). Na China, m BYD Dolphin Mini sai por ¥69,800, o que equivale a aproximadamente US$ 9,600 (cerca de R$ 55.000). É claro que, quando você leva em conta o PIB per capita (em PPP), que é cerca de US$ 20 mil no Brasil e um pouco mais na China, versus US$ 85 mil nos EUA, os 30 mil dólares não são a facada que seriam por aqui.
Assim, a estratégia da GM visa recolocar o Bolt na briga por preço, especialmente após o fim dos incentivos fiscais federais que elevaram os custos de outros modelos.
Maior atualização: bateria
A principal limitação técnica da geração anterior do Bolt era a baixa velocidade de carregamento DC, que atingia no máximo 50 kW. O novo modelo soluciona este problema com a integração da tecnologia Ultium da GM e uma bateria LFP (Fosfato de Ferro-Lítio) de 65 kWh. Essa pode carregar a até 150 kW prometendo or de 10% a 80% em 26 minutos, três vezes mais rápido que a geração anterior. A autonomia estimada pela GM é de respeitáveis 410 km – mais ou menos empatando aqui com a geração anterior. .
O modelo ainda suporta a função de carregamento bidirecional V2H (Vehicle-to-Home). Isso permite que o Bolt descarregue energia para a casa a uma potência de 9,6 kW, sendo o VE mais acessível da GM a receber esse recurso. Além disso, o carro terá a porta de carregamento NACS (padrão Tesla), permitindo acesso à rede Supercharger.
O uso da tecnologia LFP, com células fornecidas pela CATL (com planos futuros de produção nos EUA), permite que o Bolt seja carregado a 100% todas as noites, o que não era recomendado na bateria LG da geração anterior.
Design quase igual
O design externo do novo Chevrolet Bolt permanece quase idêntico ao modelo anterior. As poucas alterações visíveis incluem um leve ajuste no para-choque traseiro e luzes traseiras posicionadas mais acima, um pedido dos proprietários da versão anterior. Internamente, o carro recebeu um sistema de infoentretenimento atualizado. Mas o novo Bolt não terá suporte a CarPlay nem Android Auto. A GM diz que vai sua própria solução de software, que visa uma interface mais coerente e integrada às funções do veículo.
O interior foi redesenhado com uma tela maior, iluminação ambiente e porta-copos que podem ser reorganizados. Além disso, a GM manteve botões físicos para o volume e o sistema HVAC (que agora inclui uma bomba de calor para maior eficiência no aquecimento de inverno).
O Bolt ainda será o segundo veículo mais barato da GM a oferecer o sistema de direção semiautônoma SuperCruise como opcional, incluindo o novo recurso de “seguir rota”.
Testes preliminares
O motor é o Equinox EV de 210 cv, semelhante à do modelo anterior. No evento, a Ford deixou alguns jornalistas conduzirem o seu veículo, incluindo Jameson Dow, do electrek. As impressões abaixo são de seu teste.
Dow afirma que o carro mantém a resposta ágil, sendo mais do que suficiente para as necessidades diárias. O sistema de frenagem generativa, que permite a condução com um único pedal (one-pedal driving), demonstrou ser suave e capaz de parar o carro completamente, até mesmo em subidas. O Electrek notou que o popular Bolt demonstrou maior suavidade na frenagem regenerativa do que o Porsche Macan EV, que custa mais de US$ 80 mil.
O Chevrolet Bolt será lançado com a versão RS (a partir de US$ 32 mil) e o pacote LT Comfort (a US$ 29.990), sendo que a versão base LT custará US$ 28.995. Resta saber se como os consumidores dos EUA vão reagir aos novos preços “populares” depois do fim do subsídio.