
Como previsto, a General Motors (GM) começou a produzir hoje no Brasil o Chevrolet Spark EUV. A produção local do veículo já começou no polo automotivo multimarcas do PACE (Planta Automotiva do Ceará), em uma excelente notícia para o mercado de carros elétricos no país.
Além disso, a GM confirmou a informação de que o Chevrolet Captiva EV também será produzido no PACE a partir do próximo ano. O anúncio foi feito em um evento com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Também estiveram presentes no lançamento o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro e o VP da GM América do Sul, Fabio Rua. Como representantes do PACE, marcaram presença o vice-presidente e sócio do polo automotivo multimarcas, Rodrigo Teixeira, e o presidente da COMEXPORT, Alan Goldlust.
Nas palavras de Santiago Chamorro, “trazer a produção do Spark EUV e do Captiva EV para o Brasil é um passo coerente com tudo o que defendemos para a indústria nacional: competitividade, tecnologia e visão de longo prazo.”
Para o executivo, o Brasil “tem capacidade, escala e talento para avançar na eletrificação, desde que os movimentos sejam responsáveis e alinhados ao estágio do mercado.”
Ele conclui dizendo que a produção local do Spark EUV “prepara o terreno para a evolução da cadeia produtiva, desenvolve competências locais e fortalece a presença da GM em um dos mercados mais importantes do mundo.”
A GM completou 100 anos de Brasil em 2025, e a produção local do Spark EUV (e em breve, do Captiva EV) mostra que a empresa está apostando forte na eletrificação da nossa indústria automotiva.