O compacto Geely EX2 teve um lançamento altamente bem-sucedido. Em seu primeiro mês, o carro elétrico que a imprensa brasileira (inclusive a gente, que andou nele) chamou de maior ameaça ao reino do Dolphin Mini como o BEV mais vendido do Brasil, alcançou a segunda posição em vendas.
Com esse sucesso todo, procuramos a Geely para falarem como enxergam seu modelo no contexto específico do Brasil. A seguir, as respostas do Head de Produto da Geely, Jefferson Antunes.

evdrops: Qual é o consumidor que a Geely tem em mente para o EX2?
Jefferson Antunes: Quando projetou o EX2, a Geely tinha em mente dois tipos de clientes: os que chamamos “Family Upgraders” e os “Urban Natives”. O primeiro é a família típica, atrás de praticidade, segurança e economia, com um produto que entrega esse tipo de conveniência para o dia-a-dia na cidade. O segundo grupo é gente com um perfil mais urbano e conectado, que tem grande afinidade com tecnologia, cultura e estilo de vida. Essas pessoas tratam o carro como uma extensão da sua personalidade e entendem a mobilidade elétrica como um símbolo de sucesso e modernidade. É, aqui no Brasil em particular, há um terceiro perfil também muito importante, que são os usuários intensivos: como os motoristas de aplicativo, que buscam a economia real de um veículo elétrico.
Quais características fazem o consumidor optar pelo EX2 mais no lugar de seus concorrentes principais?
Consideramos que o Geely EX2 é a melhor opção de mobilidade elétrica acessível no mercado nacional. Ele oferece uma solução inteligente tanto para quem está comprando seu primeiro carro elétrico, e também para quem já adotou e vê nele um modelo consolidado no maior mercado do mundo, a China.
Isso não é só a opinião da gente, na Geely. São dados do Inmetro. Nos testes do Instituto, e se mostrou o veículo mais eficiente do Brasil, com o menor custo por quilômetro rodado da categoria de EVs compactos e uma economia real relevante no uso diário. Também oferece um espaço interno surpreendente. Tem um ótimo aproveitamento da cabine, vários porta-objetos e um bagageiro amplo, incluindo o “fronta-malas” (essa palavra é nossa), exclusivo em veículos desse porte, dando mais versatilidade do uso urbano.
O Geely EX2 entrega ainda um nível de conforto e tecnologia acima da média, com suspensão independente nas quatro rodas, tração traseira, central multimídia de 14,6 polegadas, bancos elétricos dependendo da versão e um pacote completo de segurança.
Somando tudo, o EX2 tem um pacote equilibrado de mais eficiência, espaço, praticidade e tecnologia. É uma uma proposta muito competitiva para a vida moderna nas cidades.
A decisão de trazer o EX2 especificamente para o Brasil levou em conta quais características do mercado ou público brasileiro?
Decidimos ampliar ainda mais a presença da Geely no Brasil após o sucesso do Geely EX5, que, desde seu lançamento, é o líder de sua categoria no Brasil (segmento de C-SUV 100% elétricos), comprovando a aceitação da marca no mercado nacional. O Geely EX2 vai na mesma linha, sendo um produto projetado para redefinir a mobilidade urbana para uma nova geração de motoristas, e líder de vendas no mercado chinês, que é o maior e um dos mais disputados no planeta Na China ele já comercializou mais de 400 mil unidades. É um produto que combina muito com o perfil dos consumidores brasileiros nas grandes cidades. É tanto isso que, em seu primeiro mês incompleto de vendas, já alcançou a vice-liderança entre todos os elétricos vendidos no país.
Ainda há muito ceticismo no país sobre BEVs no Brasil – com outros fabricantes investindo em híbridos e fabricantes tradicionais às vezes nem trazendo suas opções. O que vocês podem dizer sobre essa fatia do mercado no país?
A gente na Geely acredita em mobilidade eletrificada. Tanto que iniciamos a nossa trajetória no Brasil com o EX5, um modelo 100% elétrico, e lançamos, com esse sucesso todo que estamos falando, o EX2. Nossa ideia é ampliar a oferta para o brasileiro. Tanto que anunciamos durante o Salão do Automóvel que vamos iniciar a venda, em 2026, do Geely EX5 EM-i, o primeiro modelo híbrido da marca no país.
O EX2 tem um visual distintamente amigável e a opção de cor é suave. Como isso é visto entre o público brasileiro?
Buscamos um posicionamento do produto no mercado, e escolhemos cores modernas que se adequam ao perfil do produto.Estudamos as preferências do consumidor para definir as opções no Brasil, como a moderna cor Verde Pistachio, que adotamos como a cor de lançamento do produto. Se percebemos uma demanda por outras cores, podemos oferecer.