O Citroën Ami, o quadriciclo elétrico que se tornou um sucesso na Europa, acaba de ganhar uma versão especial. A marca francesa anunciou o lançamento da edição Ami Dark Side, que abandona as cores suaves do modelo padrão por um novo tom chamado Black Night (“noite preta”).
O Ami fantasiado é lançando celebrando o Halloween, que acontece hoje (31 de outubro). A Citroën descreve o Ami com um carro que tem uma “atitude alegre”, com uma frente que parece sorrir. “Um playground para designers e um objeto multifacetado, o enfant terrible da micromobilidade elétrica desperta o lado sombrio do Watt nesta época de Halloween. Enquanto preservando seu espírito divertido e descontraído, ele [o Ami] toma uma personagem rebelde ou elegante dependendo do seu humor.”
Essa edição especial vem equipada de série com o pacote de personalização My Ami Dark, incluindo animações no painel, adesivos, cores nas calotas e no interior.
O carro em si permanece inalterado. O Ami Dark Side continua sendo um quadriciclo 100% elétrico de dois lugares, focado estritamente no uso urbano. Ele mantém sua autonomia de 75 km e a velocidade máxima de 45 km/h. Por suas especificações, alguns países permitem que seja dirigido por condutores a partir dos 14 anos.
Mas não no Brasil. A Stellantis tentou trazer o Citroën Ami para o país, mas o carro acabou não homologado por não ter alguns itens obrigatórios em carros no Brasil, como airbags. Aqui seu uso só é permitido em espaços privados.
Na França, onde o modelo já está disponível para encomenda. O preço da edição especial Ami Dark Side foi definido em € 8.990 (~R$ 56.000) no mercado francês.
A campanha toda não parece ser oficialmente um tie-in com Star Wars – isso nunca é mencionado, mas fica clara a inspiração em termos como “lado negro do Watt”. Se isso não foi muito bem combinado, torçamos para que os advogados da Citroën estejam preparados para encontrar os da Disney.
E, já que eles não fizeram, a gente faz:

Definitivamente ele se encaixa melhor num TIE Fighter.




