
A GAC Govy, divisão de mobilidade aérea da GAC, anunciou que a sua nova fábrica em Guangzhou começará a produção experimental do Govy AirCab no próximo mês, em janeiro de 2026.
O Govy Aircab foi até trazido para o Brasil, aparecendo no Salão do Automóvel. Era o único veículo aéreo presente. A montadora afirma que já conseguiu 2000 interessados no pré-venda.
A produção será inicialmente limitada, mostrando a viabilidade industrial. É esperada que a certificação chegue apenas no final de 2026, com entregas para o ano seguinte.
O que é o Govy Aircab?
O Aircab é um veículo de decolagem e pouso vertical elétrico – um eVTOL. É um veículo semelhante a um pequeno helicóptero (ou um drone gigante), mas de tecnologia bem mais avançada, que os fabricantes gostam de chamar de “carro voador”, ainda que não se pareça em nada com um carro.
Ainda que nenhum desses esteja em produção comercial antes, eles são uma aposta de várias indústrias – inclusive a Embraer – para o transporte urbano do futuro. Eles fazem o mesmo que helicópteros, mas a uma fração do custo – inclusive com o piloto, que a maioria pretende dispensar. Com isso, meros mortais poderiam andar pela cidade no que hoje só quem pode pagar por um helicóptero é capaz: estima-se que essas viagens possam custar um preço similar às categorias de luxo de aplicativos de mobilidade.
O Aircab tem autonomia para 30 km – seria muito pouco para um carro, mas suas rotas serão em linha reta. E, para tornar viável o uso comercial com esse alcance, suas baterias podem carregar completamente em 25 minutos, com carga parcial em 15.
O veículo conta com direção autônoma nível 4, permitindo ser dirigido sem um piloto. Dentro dele, há conexão 5G, um assistente por AI, e até a capacidade de escolher entre diferentes fragâncias emitidas dentro da cabine.
A GAC espera obter a cerificação até o final de 2026 e entregar suas primeiras unidades aos clientes no ano seguinte. O preço prometido por unidade será de “no máximo” ¥ 1.68 milhão – por volta de 1,27 mi reais.
Via CarNewsChina