...

Gato é morto por robotáxi e causa revolta entre os moradores de San Francisco

Políticos da cidade passaram a discutir a possibilidade do banimento completo de robotáxis por escolha de cada localidade
Atualizado: 5 de novembro de 2025 06:11

Na última terça, 27 de outubro, um gato foi atropelado por um robotáxi da Waymo em San Francisco, EUA. O incidente tem levado a reações revoltadas por parte dos moradores locais.

O gato, chamado KitKat, era uma figura conhecida no Mission District, frequentando o mercado local Randa’s Market. Era tão popular que, segundo o Guardian, era chamado de “prefeito da 16th Street”.

A morte foi registrada no Instagram do Randa`s Market, iniciando uma onda de comentários negativos.

Screenshot de um post no Instagram mostrando o gato KitKat ainda vivo, feito pelo perfil do Randa's Market

A morte de KitKat acabou gerando uma situação de comoção. Um memorial improvisado com fotos, flores e mensagens foi criado em frente ao Randa’s Market.

O incidente, relata o Guardian, está sendo usado por políticos locais para exigir mais controle sobre a indústria de veículos autónomos. A vereadora municipal de San Francisco Jackie Fielder anunciou numa conferência de imprensa que planeia criar uma legislação para permitir que os condados (subdivisão regional nos EUA) decidam se autorizam ou não a operação dessas frotas.

“O ‘prefeito’ deste espaço foi levado por uma tecnologia que nenhum de nós pediu e, crucialmente para esta resolução [a de banir os robotáxis], que nenhum de nós consentiu”, disse Justin Dolezal, proprietário de um bar local, ao Guardian.

O caso é o último da lista de incidentes com a segurança dos robotáxis na cidade, incluindo um incidente grave no ano passado envolvendo a rival Cruise, que arrastou uma pedestre por mais de 6 metros

A Waymo é propriedade da Alphabet, empresa matriz do Google, e seu projeto de robotáxi está bem à frente do da Tesla. Num piloto comercial que começou em 2024, seus robotáxis estão autorizados a rodar em cinco cidades: San Francisco, Los Angeles, Phoenix, Atlanta e Austin – estas últimas duas, em parceria com a Uber.

A empresa confirmou a morte ao The Guardian, explicando a sua versão dos fatos. “Enquanto o nosso veículo estava parado para recolher passageiros, um gato nas proximidades correu para debaixo do nosso veículo, no momento em que este arrancava”, disse um porta-voz da empresa. A Waymo expressou as suas “mais profundas condolências” e informou ter feito uma doação a uma organização local de direitos dos animais em honra de KitKat

Via: The Guardian

Gostou desta matéria? Junte-se à nossa comunidade para receber seu conteúdo antes e participar da discussão:

MAIS LIDAS

Conteúdo Relacionado

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Está curtindo o evdrops?

Junte-se à nossa comunidade para receber notícias em primeira mão, fazer sugestões e participar da discussão.

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.