A Fórmula E revelou o GEN4, carro que será usado na próxima temporada da competição de carros elétricos, que tem um excelente ganho de desempenho. Segundo a Fórmula E, este é o carro mais avançado da história da categoria, já que seu motor elétrico tem uma eficiência de quase 100%, e também consegue regenerar 40% da energia utilizada.
Agora, o GEN4 será ajustado e maximizado pelas fabricantes Porsche, Nissan, Stellantis, Jaguar e Lola, antes da estreia da Temporada 2026/27 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, assim ele só chegará nas pistas no final do próximo ano.
Clique abaixo para ver o vídeo de apresentação do Gen 4.
Com 600 kW de potência disponível, ou o equivalente a mais de 815 cv, o GEN4 tem tração integral ativa em todas as fases da corrida, e promete proporcionar grandes disputas nas pistas da Fórmula E.
GEN4 é o “carro de corrida mais sustentável do mundo”, diz Fórmula E
Construído com materiais 100% recicláveis, ou seja, com pelo menos 20% de conteúdo reciclado, o GEN4 utiliza componentes selecionados que contam com origem ética, alta reciclabilidade e impacto reduzido.
Assim, o GEN4 não é só rápido e eficiente, mas também um ótimo exemplo do uso de sustentabilidade no esporte. A Fórmula E diz que este é “o carro de corrida mais eficiente e sustentável do mundo”.
Só como referência, a potência do GEN3 era de 350kW. Durante as corridas, os carros GEN3 eram limitados a 300 kW, mas o GEN4 chegará a 450 kW. Ele também poderá usar todos os 600 kW de potência durante os treinos de qualificação e no “modo de ataque”, que pode ser acionado em alguns momentos durante a corrida.
O GEN4 conta com duas configurações aerodinâmicas distintas, alto downforce, otimizada para os treinos, e baixo downforce, desenvolvida para condições de corrida, e que segundo a Fórmula E, oferece um “desempenho incomparável na pista”.
Pesando 1.012 kg, o GEN4 tem aceleração de 0 a 100 km em 1,8 segundos, deixando para trás os carros da Fórmula 1 neste quesito. Em testes iniciais, ele chegou a 339 km/h, uma velocidade impressionante, embora ainda longe dos 496,22 km/h do U9 XTreme.
O carro também conta com controle de tração e sistema de freios antibloqueio. Sua frenagem regenerativa é de 700 kW, permitindo o carregamento da bateria durante a corrida.
Para Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, “o GEN4 é muito mais do que um carro de corrida. Ele representa mais de uma década de progresso, inovação e ambição nas corridas elétricas.” Em suas palavras, o carro “redefine o que é possível em termos de desempenho e responsabilidade ambiental”.
E-Prix São Paulo de Fórmula E
A Fórmula E volta a São Paulo para o E-Prix de abertura da Temporada 12, que acontecerá no dia 6 de dezembro de no Sambódromo do Anhembi, mas os carros utilizados na disputa ainda serão GEN3.
O automobilismo brasileiro estará na representado no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E por Felipe Drugovich, campeão da Fórmula 2 em 2022, que fará sua estreia como piloto oficial da Andretti Formula E. Além disso, teremos a volta do campeão da Temporada 3 da Fórmula E, Lucas di Grassi, que renovou seu contrato com a equipe Lola Yamaha ABT.



