
A Hyundai pode estar prestes a entrar na competição com os elétricos chineses de entrada. O Auto-Home revelou fotos de um veículo camuflado, captadas na Índia, onde a Hyundai têm uma grande planta em Chenai, que produz para exportação.
Seguindo a nomenclatura lógica da marca coreana (onde o Ioniq 5 é o projeto “NE” e o Ioniq 9 é o “ME”), o código HE1 aponta diretamente para o futuro Ioniq 1, o modelo mais acessível da família elétrica da Hyundai.
As imagens revelam um compacto com um design quadrado, uma tendência que a Hyundai já explorou no Casper e no novo Santa Fe. Apesar de ter um comprimento estimado em torno dos 4 metros, o Ioniq 1 utiliza a vantagem das plataformas elétricas, com um espaço entre a roda e a extremidade bastante curto. Isso serve para maximizar o espaço interno, permitindo uma cabine ampla para um carro compacto.
O carro tem uma assinatura visual que remete para o Ioniq 3, com LEDs finos na parte superior. Na traseira, um spoiler e luzes que atravessam toda a largura do carro.
A grande notícia para os mercados europeu e, possivelmente, brasileiro, é o posicionamento de preço. Segundo informações colhidas pelo Auto-Home, o modelo deverá ter um preço inicial abaixo dos 20.000 euros (cerca de R$ 125 mil na cotação de hoje).
Este valor colocaria o Hyundai Ioniq 1 em competição com o Dacia Spring (aqui vendido como o Renault Kwid E-Tech, o único elétrico abaixo de R$ 100 mil) e o BYD Dolphin Mini, com a grife da marca coreana.

Fotografado na Índia, o modelo não deve ser exclusivo da região. A Índia e a União Europeia fecharam um acordo de livre comércio em janeiro, que deve permitir a retomada da exportação da produção de veículos no país para a Europa. Atualmente, o Ioniq 5 vendido no Brasil é produzido nos EUA e na Coreia do Sul, mas a fábrica em Chenai já produz para o Chile, Peru e México.
A previsão é que o modelo seja revelado oficialmente ainda em 2026, com vendas para no final do ano ou início de 2027.
Via Auto-Home