Inmetro visita montadora GAC na China para discutir parceiras de eletrificação

Visita faz parte da aproximação com a montadora chinesa que prometeu fábrica no Brasil para o final de 2026

|

Publicado em: 29 de setembro de 2025

|

Editado em: 29 de setembro de 2025 11:09

Representantes do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) fizeram uma visita à sede da fabricante de automóveis GAC (Guangzhou Automobile Group), em Guangzhou (Cantão), na China. A visita, liderada pelo presidente da autarquia, Márcio André Oliveira Brito, teve como objetivo aprofundar a cooperação em mobilidade inteligente e transição energética, alinhada ao Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre as instituições.

A montadora chegou em maio com cinco modelos híbridos e a bateria no Brasil. Na chegada, a GAC já anunciou a instalação de uma fábrica no país, para o final de 2026.

A agenda técnica incluiu discussões sobre pesquisa, desenvolvimento e testes de veículos autônomos, motores a hidrogénio e motores flex-híbridos adaptados ao mercado brasileiro e cálculo de autonomia de veículos elétricos e regulamentação de baterias e infraestrutura de recarga.

GAC Vê o Brasil como Mercado Prioritário

Márcio André Oliveira Brito, presidente do Inmetro, com Wayne Wei, presidente da GAC International | Agência Brasil

O presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito falou na oportunidade de contribuir para a regulamentação de baterias, veículos autônomos e infraestrutura de recarga no Brasil, visando oferecer aos consumidores. “Estamos vivendo um momento ímpar no Inmetro, com a oportunidade de contribuir para a regulamentação de veículos autônomos, baterias e infraestrutura de recarga no Brasil”, afirmou. “A parceria com a GAC nos traz conhecimento de ponta e reforça o compromisso do governo em oferecer soluções seguras e inovadoras para os consumidores.”

Durante o encontro, a GAC, uma das maiores fabricantes da China e que já atua com parcerias estratégicas com Toyota e Honda, enfatizou seus investimentos em tecnologias próprias. Wayne Wei, presidente da GAC International, afirmou que o Brasil é um mercado prioritário e confirmou a existência de um projeto avançado para a instalação de uma fábrica no país.

“Queremos que o Inmetro continue sendo um parceiro estratégico, contribuindo para a desburocratização de processos e para a introdução segura de novas tecnologias no mercado brasileiro”, afirmou Wayne Wei, presidente da GAC International.

MAIS LIDAS

Leapmotor chega em breve ao Brasil com dois modelos e estrutura de pós-venda da Stellantis

Chegando em parceria com a Stellantis, a marca anunciou que proprietários poderão usar da infraestrutura existente para outras marcas

Enquanto EUA teme “eletricapocalipse”, mercado britânico bate recorde de vendas de EVs

Em período aquecido, vendas de veículos a combustão interna cresceram 2,4%, enquanto as de elétricos subiram quase 33%.

Assista: avião elétrico (eVTOL) tripulado tem demonstração pública

O eVTOL Archer Midnight leva um piloto e 4 passageiros, e está previsto que sirva como táxi nos Jogos Olímpicos de 2028

Conteúdo Relacionado

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter