Maior navio navio porta contêineres 100% elétrico do mundo inicia testes no mar na China

Navio chinês não foi criado para bater recordes, mas para servir de piloto numa operação para demonstrar a praticidade de cargueiros a pura bateria
Atualizado: 12 de fevereiro de 2026 09:02
Navio cargueiro elétrico Ning Yuan Dian Kun
O Ning Yuan Dian Kun | New China TV / Reprodução

A China deu dos aos testes no mar do Ning Yuan Dian Kun, reconhecido atualmente como o maior navio porta-contêineres totalmente elétrico do mundo. A embarcação de 10 mil toneladas, com design de topo aberto e capacidade para 740 TEUs (contêineres padrão de 20 pés, ou 6,06 m), partiu no início de fevereiro da província de Jiangxi rumo à área de testes de Xangai.

Desenvolvido pela Jiangxi Jiangxin Shipbuilding, o cargueiro é o primeiro de seu porte construído no país a operar com um sistema de propulsão exclusivamente movido a bateria e equipado com recursos avançados de navegação inteligente.

O NYDK (vamos simplificar) não foi criado para bater recordes, mas por pura utilidade. Ele tem 127,8 m de comprimento, quase empatando com o maior navio elétrico do mundo, o ferry China Zorrilla, que tem 130 m, e 14 mil toneladas. Se um ferry não conta como navio de carga (afinal, ele leva carros, mas também passageiros), o NYKD é provavelmente o maior navio elétrico de carga do mundo nomomento.

O navio tem a capacidade de atingir uma velocidade máxima de 11,5 nós (21,2 km/h), alimentado por um conjunto de dez baterias integradas diretamente em formato de contêineres, que somam uma capacidade de armazenamento de 19 MWh (equivalente a cerca de 500 carros compactos como o Dolphin Mini). Essa reserva a de energia abastece dois motores elétricos de propulsão de 875 kW cada.

Energia solar para usar no porto

Para minimizar o tempo de inatividade nos portos, a engenharia adotou uma solução emergente: além do carregamento convencional por cabos de alta tensão em terra, o sistema permite a troca rápida das baterias. Os guindastes do porto podem simplesmente içar e substituir os contêineres de bateria descarregados por unidades cheias, em uma dinâmica similar a carros que permitem esse tipo de operação.

Como apoio extra, o cargueiro também conta com um sistema fotovoltaico para gerar energia renovável auxiliar durante a navegação. Isso serve para cortar emissões também quando o navio está atracado.

O navio conta com um sistema capaz de realizar navegação autônoma em águas abertas, utilizando monitoramento em tempo real do entorno, percepção visual em qualquer condição climática, planejamento de rotas e prevenção autônoma de colisões, o que permite que a embarcação alterne entre diferentes modos de operação tripulada e não tripulada de acordo com a rota.

Com um alcance relativamente modesto, o NYDK deve ser usado com operações portuárias locais, movimentando cargas em rotas de alimentação, de pequenos portos para o porto internacional de Ningbo-Zhoushan.

O Ning Yuan Dian Kun é o primeiro de uma encomenda de duas embarcações idênticas, e o projeto como um todo ganhou status nacional. A ideia é provar a capacidade de eletrificação no transporte marítimo costeiro, antes de partir para embarcações oceânicas.

Via Marine Insight

Gostou desta matéria?
Junte-se à nossa comunidade para receber seu conteúdo antes e participar da discussão:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Conteúdo Relacionado

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Está curtindo o evdrops?

Junte-se à nossa comunidade para receber notícias em primeira mão, fazer sugestões e participar da discussão.