...

Mercedes-Benz apresenta programa Tomorrow XX para reduzir emissões e estimular reciclagem

O programa de tecnologia Tomorrow XX da Mercedes-Benz busca cortar as emissões de carbono dos componentes e materiais usados em seus carros
Atualizado: 15 de dezembro de 2025 08:12

A Mercedes-Benz apresentou o seu programa de tecnologia Tomorrow XX, focado na descarbonização de todos os componentes e materiais utilizados na produção dos seus veículos.

Seguindo a linha dos programas VISION EQXX e CONCEPT AMG GT XX, o programa tem uma visão holística, ou seja, começa nos designs iniciais e vai até o fim do ciclo de vida de um veículo. A diferença é que, desta vez, o programa de tecnologia XX será aplicado em todo o portfólio Mercedes-Benz, e não só mais em um único protótipo.

Destaques do programa Tomorrow XX

Para apresentar as tecnologias e os novos materais desenvolvidos para o programa Tomorrow XX, a Mercedes-Benz criou um conceito com o mesmo nome, um carro com todos os componentes visíveis para melhor entendimento das tecnologias e dos materiais utilizados.

Protótipo de tecnologias Tomorrow XX da Mercedes-Benz
Protótipo de tecnologias Tomorrow XX da Mercedes-Benz / Divulgação

Segundo a Mercedes-Benz, o programa leva a descarbonização e a otimização dos componentes ao “limite da viabilidade técnica”, assim, a lateral de um carro pode usar até 86% de alumínio reciclado, o assoalho pode ser totalmente feito em plástico 100% reciclado.

A Mercedes-Benz também está usando plástico reciclado de pneus descartados, combinado com biometano e polímeros de base biológica, para fazer a base do couro alternativo LABFIBER, que, diz a empresa, tem as “mesmas características de alta qualidade de um couro verdadeiro”.

O couro alternativo LABFIBER inclusive já está sendo usado pela Mercedes-Benz, no já citado protótipo esportivo CONCEPT AMG GT XX, sobre o qual prometo falar aqui em breve.

Além disso, a Mercedes-Benz vai criar sua própria central piloto de reciclagem de baterias em Kuppenheim, Alemanha, e o projeto está atualmente em fase de pesquisa e desenvolvimento. O objetivo é alcançar uma redução de mais de 70% nas emissões na cadeia de produção das células de baterias, aumentando o uso de materiais reciclados.

Mercedes-Benz vai desenvolver novos materiais no Tomorrow XX

No programa, foram identificados 40 novos componentes ou conceitos de materiais que são mais sustentáveis, que contam com potencial para reduzir emissões, aumentar o número de materiais reciclados e permitir uma economia circular, segundo a Mercedes-Benz.

A empresa também está apostando em novos monomateriais, ou seja, produzidos a partir de um único material, o que facilita muito o processo de reciclagem. Por exemplo, a empresa desenvolveu um monosanduíche de PET que conta com 65% de conteúdo reciclável, e que será usado em componentes internos como nos bolsos das portas, com metade da pegada de carbono.

A empresa conta que pretende usar plásticos feitos a partir de materiais renováveis, e não mais de combustíveis fósseis. Esses plásticos podem ser produzidos a partir de biometano, biomassa e CO₂ armazenado, como o material citado acima. Isso permite a criação de um farol totalmente reciclável, que conta com cinco módulos de monomateriais.

Por mais que o foco do programa Tomorrow XX seja na descarbonização e incentivo a reciclagem do que em motores elétricos em si, a iniciativa da Mercedes-Benz é uma ótima notícia e merece ser aplaudida por todos que apostam em um futuro viável para todos os seres humanos do planeta, como nós aqui do evdrops.

Gostou desta matéria?
Junte-se à nossa comunidade para receber seu conteúdo antes e participar da discussão:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Está curtindo o evdrops?

Junte-se à nossa comunidade para receber notícias em primeira mão, fazer sugestões e participar da discussão.

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.