
A Maxus, uma das submarcas da montadora mais tradicional da China, a SAIC, anunciou nesta semana o que pode se tornar um marco importante para a eletrificação como um todo: a entrega de 100 unidades do seu novo MPV (minivan) elétrico, o Mifa 7, para frotas de transporte por aplicativo na metrópole de Xangai. O Mifa 7 é o primeiro MPV do país projetado especificamente para o sistema de bateria intercambiável, com troca rápida.
A promessa da SAIC é que o motorista encosta na estação, um robô remove a bateria descarregada pelo assoalho e insere uma com 100% de carga. O processo todo leva 90 segundos.
Para motoristas de aplicativo, é o mundo ideal: a SAIC calcula que, ao eliminar o tempo de espera da recarga convencional, cada veículo pode operar por mais de duas horas adicionais por dia, comparado com quem precisa parar para recarregar. É uma séria vantagem competitiva.

O modelo entregue, que tem um preço posicionado na faixa dos ¥ 180.000 (yuans; ~R$ 145 mil), oferece uma autonomia CLTC de 527 quilômetros — um número já em si respeitável, e que se torna quase irrelevante com o método de recarga.
O foco do Mifa 7 é totalmente comercial e funcional. Ele é um veículo de sete lugares com uma distância entre eixos generosa (2,97 metros), otimizado para maximizar o espaço interno. Pensando nos passageiros, o carro oferece portas laterais deslizantes, sete portas USB e 32 (!) compartimentos de armazenamento. O porta-malas tem colossais 760 litros.
Embora o Mifa 7 com bateria intercambiável seja, por enquanto, focado em frotas, ele demonstra a seriedade com que a China está investindo na tecnologia, que é um dos possíveis caminhos para o futuro. Que pode estar começando neste dia.
Via CarNewsChina