Nova Ferrari elétrica se chamará Luce terá controles e mostradores analógicos

Ferrari elétrica tem múltiplos controles táteis, na forma de chaves e dials que fazem clique; telas ainda estão lá, mas assumem um papel coadjuvante
Atualizado: 10 de fevereiro de 2026 04:02
Interior da Ferrari elétrica Luce
Painel de instrumentos | Ferrari / Divulgação

A Ferrari revelou os primeiros detalhes do interior do seu aguardado modelo elétrico, que havia sido apelidado pela mídia (inclusive aqui) de Elettrica. O modelo se chamará Ferrari Luce, e o seu interior revela uma filosofia, digamos assim, de que o antigo é o novo novo. Conforme no vídeo de revelação abaixo:

Enquanto marcas como a Tesla colocam todos os seus controles e instrumentos em telas touchscreen, a Ferrari vai na direção hoposta. O habitáculo do Luce ainda mantém telas, mas é repleto de mostradores e controles mecânicos – do tipo que faz clique-claque e para no lugar, não apenas botões.

Controles no volante da Ferrari Luce
Os controles no volante, com controle de cruzeiro, assistência e modo de condução elétrica na esquerda, e ajustes de clima, limpador de parabrisas e suspensão à direita | Ferrari / Divulgação

A cabine do novo superesportivo é fruto de uma colaboração com o estúdio de design LoveFrom, fundado por Jony Ive — ex-chefe de design da Apple — e o designer industrial Marc Newson, cuja criação automotiva mais famosa havia sido o conceito retrofuturista Ford 021C de 1999.

O resultado é um ambiente que rejeita a “ditadura das telas lisas” em favor do feedback tátil e sonoro. A interface foi desenhada com princípios de organização, combinando displays digitais com peças usinadas em alumínio e vidro.

O volante, esculpido em uma única peça de alumínio, está no centro da experiência tátil. Em vez de botões sensíveis ao toque, que exigem que o motorista tire os olhos da estrada para ver se aceitaram mesmo o comando, o componente traz módulos de controle analógicos.

Entre eles está o clássico “Manettino” da Ferrari, agora ladeado pelo novo “e-Manettino”, um seletor mecânico que gerencia o fluxo de energia e a força da regeneração. Atrás do volante, borboletas com um mecanismo magnético permitem o controle manual do torque de forma progressiva, entregando uma resposta física a cada toque.

O painel Binnacle da Ferrari Luce
O painel Binnace | Ferrari / Divulgação

O painel de instrumentos, batizado de Binnacle, é outra obra retrofuturista. A Ferrari criou um mostrador em múltiplas camadas que funde agulhas mecânicas reais com fundos digitais. O visor central exibe a velocidade e o nível da bateria utilizando um ponteiro físico sob lentes de vidro usinado, encapsulado em aros de alumínio anodizado. Para garantir que o piloto não perca o foco, toda a estrutura do painel se move em conjunto com o ajuste da coluna de direção.

No centro do painel, a resistência aos menus confusos continua firme. O painel de controle principal é articulado e, embora abrigue uma tela OLED, traz botões físicos dedicados para as funções mais acessadas pelo motorista. Ajustar a temperatura da cabine, a velocidade do ventilador ou o aquecimento dos bancos é feito com comandos mecânicos. Logo acima, a Ferrari incluiu um instrumento chamado Multigraph, que utiliza ponteiros analógicos reais sobre uma face digital para funcionar como relógio, bússola ou até um cronômetro de precisão.

Até os recursos extremos e a própria ignição do veículo ganharam contornos altamente táteis. O console central possui um espaço projetado para “docar” a chave física do carro, momento em que a tradicional cor amarela da Ferrari ilumina a interface e destrava o seletor de marchas de alumínio.

Outro detalhe curioso do Luce é que será um elétrico que produz som: e não um som artificial, como a maioria dos carros elétricos faz para proteger pedestres, mas uma versão amplificada do ruído real de seu motor.

Espera-se a revelação completa, com o exterior, para março.

Via: Ferrari

Gostou desta matéria?
Junte-se à nossa comunidade para receber seu conteúdo antes e participar da discussão:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Conteúdo Relacionado

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Está curtindo o evdrops?

Junte-se à nossa comunidade para receber notícias em primeira mão, fazer sugestões e participar da discussão.