Um vídeo publicado na rede social chinesa Weibo parece mostrar um carro fujão escapando do proprietário. Enquanto um casal parece organizar algumas coisas numa garagem, o Xiaomi SU7 azul aparece no fundo. Do nada, o carro buzina e simplesmente sai andando, surpreendendo os dois. A mulher grita e o homem saiu correndo atrás do carro, sumindo da cena.
O incidente aconteceu na cidade de Shangdong e ninguém se feriu. O dono simplesmente recuperou o carro rapidamente. Apesar do efeito cômico, o incidente levanta questões sérias sobre a segurança de veículos com funções autônomas.
Notificada imediatamente pelo proprietário, a Xiaomi conduziu uma investigação completa sobre o caso. A análise dos dados de backend do veículo e dos registros de operação do smartphone do proprietário confirmou que o movimento foi acionado por um comando remoto.
A empresa revelou que o SUV recebeu um comando de assistência de estacionamento remoto. A Xiaomi afirma que o recurso RPA só funciona quando o telefone está dentro do alcance do Bluetooth, sugerindo que o movimento foi ativado de forma remota, e não devido a uma falha interna do sistema do carro.
O carro “fujão” era inocente
A declaração da empresa, divulgada na rede social chinesa Weibo, indicou: “Os dados de backend do veículo mostram que, durante o período descrito pelo usuário, o veículo recebeu um comando de assistência de estacionamento do iPhone 15 Pro Max.” O proprietário do SU7 corroborou as descobertas da Xiaomi.
Em resumo, o iPhone do proprietário enviou, sem que ele percebesse, um comando de estacionamento ao carro parado, que passou a procurar uma vaga. Um carro parado sem ter ninguém dentro é uma situação típica de estacionamento: o motorista para em um lugar próximo e, com o celular, ordena o veículo para procurar uma vaga. Com os seus sistemas de detecção de obstáculos, o carro não poderia ter atropelado alguém ou causado algum dano maior.
Ainda assim, o incidente levantou um debate entre os usuários chineses da rede Weibo sobre se esse tipo de função não deveria, por segurança, só ser ativada com alguém no assento do motorista, e ter formas mais imediatas de interrupção.