
A BYD registrou quatro patentes no CNIPA (China National Intellectual Property Administration) que descrevem uma tecnologia de motor elétrico com controle dinâmico do fluxo magnético. As patentes mostram mecanismos para ajuste do fluxo magnético do rotor, o que pode melhorar a eficiência em diferentes condições de operação.
O Motor Síncrono de Ímã Permanente com Fluxo Variável, ou VF-PMSM (Variable Flux Permanent Magnet Synchronous Motor), regula dinamicamente o fluxo para manter a eficiência em operação de baixa e alta velocidade, permitindo uma saída de torque mais consistente e perda de energia reduzida.
O ajuste do fluxo é obtido por meio de componentes móveis ou controláveis no interior do rotor, ou do circuito magnético, aumentando o torque em baixas rotações e evitando perdas em altas rotações. Segundo informações do CarNewsChina, as patentes dialogam com o trabalho anterior da BYD em tecnologia de motores de fluxo variável, e representam uma evolução técnica do conceito.
A tecnologia representa uma evolução significativa para o mercado de veículos elétricos, que podem oferecer um desempenho mais previsível, um consumo de energia mais eficiente e um menor estresse térmico sobre os componentes do motor, além de otimizar o uso de bateria para powertrains 100% elétricos ou híbridos.
Além das quatro patentes do motor VF-PMSM, a BYD obteve outras patentes em 2025 lidando com estruturas de motores elétricos e sistemas de direção.
Por enquanto, a BYD ainda não divulgou nenhum conceito ou produto desenvolvido com o novo motor VF-PMSM, mas os pedidos de patentes indicam a pesquisa e desenvolvimento de motores e sistemas powertrains da empresa usando a tecnologia.