...

Rivian lança o seu 1⁠º processador, que será usado para IA e direção autônoma

A Rivian apresentou hoje na Califórnia o seu 1⁠º processador, o novo sistema de direção autônoma Autonomy+ e um carro inspirado no R2-D2
Atualizado: 11 de dezembro de 2025 06:12

A Rivian, empresa norte-americana focada em veículos elétricos, quer estimular a direção autônoma em seus carros, e para isso lançou o Autonomy+, seu novo sistema de direção assistida, e também o seu primeiro processador próprio, o Rivian Autonomy Processor (RAP1).

O novo chip será a base do ACM3 (Autonomy Compute Module 3), um computador focado em autonomia. Além disso, a empresa disse vai incluir LiDAR em seus próximos carros, incluindo a SUV Rivian R2.

Os anúncios foram feitos na sede da Rivian em Palo Alto, Califórnia, durante a primeira edição do “Autonomy & AI Day”, evento que, como o nome diz, é focado nas soluções de autonomia e inteligência artificial da empresa. Durante o evento, a empresa mostrou uma versão da SUV Rivian R2 inspirada no R2-D2 de Star Wars, confira acima.

No mês passado, a Rivian anunciou a criação de uma empresa focada em inteligência artificial e robótica, a Mind Robotics, mas até hoje, não tinha divulgado nenhum detalhe sobre os seus produtos e soluções.

Novo sistema de direção autônoma da Rivian

Além do LiDar, os próximos carros da Rivian serão equipados com 10 câmeras HDR e 5 radares, e assim, poderão identificar objetos e veículos mesmo a 300 metros de distância. Segundo a empresa, eles oferecem 10 segundos de visibilidade frontal e uma percepção multimodal 360°.

A Rivian diz que o novo sistema de autonomia vai permitir que os motoristas dirijam sem precisar colocar as mãos no volante em mais de “5 milhões e 600 mil quilômetros de estradas dos Estados Unidos e Canadá”.

Além disso, também será possível fazer pequenos ajustes colocando as mãos no volante, mesmo no modo hands-free. Para mudar de faixa, com o sistema ativado, é só ligar a seta, que o carro vai trocar para a outra faixa assim que for possível. Também vale citar que o modelo de IA da Rivian continua a ser treinado em situações reais, a cada quilômetro percorrido por um dos seus carros.

Outro detalhe interessante são os três modos de direção: mild (suave), medium (médio) ou spicy (picante ou apimentado). O sistema Autonomy+ tem um período de testes gratuito de 60 dias para cada carro vendido, e custa US$ 50 mensais. Além disso, ele pode ser comprado por um pagamento único de US$ 2.500, incluindo atualizações.

Novo processador RAP1 (Rivian Autonomy Processor)

Fabricado no processo de 5 de nanômetros, o primeiro processador da Rivian é bem poderoso, com a capacidade de 1600 TOPS (trilhões de operações por segundo). Ele também conta com a tecnologia de interconectividade de baixa latência RivLink, que permite conectar outros chips para multiplicar o poder de processamento, tornando-os extensíveis.

O executivo postou a foto do Rivian R2-D2 no seu perfil no Instagram, confira abaixo.

Clique abaixo para ver o vídeo do Autonomy & AI Day da Rivia.

Gostou desta matéria?
Junte-se à nossa comunidade para receber seu conteúdo antes e participar da discussão:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Está curtindo o evdrops?

Junte-se à nossa comunidade para receber notícias em primeira mão, fazer sugestões e participar da discussão.

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.