Superando Tesla, BYD mantém liderança mundial na produção de EVs

Vantagem acumulada desde o começo do ano já é de quase 400 mil unidades para a montadora chinesa

|

Publicado em: 3 de outubro de 2025

|

Editado em: 3 de outubro de 2025 03:10

A montadora chinesa BYD consolidou sua liderança no mercado global de veículos elétricos (EVs) a bateria (BEV), superando a americana Tesla em vendas acumuladas ao longo dos três primeiros trimestres de 2025 e o último de 2024.

De acordo com dados compilados pelo blogger automotivo Tongkuai Shuchang e coletados pelo Car News China, a BYD estabeleceu uma vantagem de quase 400 mil unidades sobre sua rival americana até ao final do terceiro trimestre. As vendas cumulativas mundiais de BEVs da BYD atingiram 1,6 milhão de unidades até o terceiro trimestre de 2025. No mesmo período, a Tesla registou 1.2 milhão de unidades vendidas. Esta diferença representa uma liderança de (sem arredondar as casas dos milhões) por volta 388.000 veículos para a BYD.

A liderança por trimestre tem sido consistente ao longo um ano. A BYD ultrapassou a Tesla pela segunda vez no quarto trimestre de 2024 e manteve-se à frente por quatro trimestres consecutivos.

Enquanto as entregas trimestrais da BYD sofreram um ligeiro declínio no último trimestre – e a Tesla subiu pela primeira vez desde o fim do ano passado –, o seu crescimento anual (31,4%) supera em muito o da Tesla (7,4%).

A consultoria de pesquisa de mercado Counterpoint Research projeta que a BYD deverá encerrar o ano de 2025 como líder global em vendas de Evs, atingindo uma participação de mercado de 15,7%. Analistas de mercado sugerem que a diferença de vendas entre as duas montadoras deverá aumentar ainda mais no quarto trimestre, em parte devido ao cancelamento dos subsídios para veículos elétricos nos Estados Unidos, o que pode impactar a procura da Tesla no seu mercado doméstico.

MAIS LIDAS

Leapmotor chega em breve ao Brasil com dois modelos e estrutura de pós-venda da Stellantis

Chegando em parceria com a Stellantis, a marca anunciou que proprietários poderão usar da infraestrutura existente para outras marcas

Enquanto EUA teme “eletricapocalipse”, mercado britânico bate recorde de vendas de EVs

Em período aquecido, vendas de veículos a combustão interna cresceram 2,4%, enquanto as de elétricos subiram quase 33%.

Assista: avião elétrico (eVTOL) tripulado tem demonstração pública

O eVTOL Archer Midnight leva um piloto e 4 passageiros, e está previsto que sirva como táxi nos Jogos Olímpicos de 2028

Conteúdo Relacionado

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter