A montadora chinesa BYD consolidou sua liderança no mercado global de veículos elétricos (EVs) a bateria (BEV), superando a americana Tesla em vendas acumuladas ao longo dos três primeiros trimestres de 2025 e o último de 2024.
De acordo com dados compilados pelo blogger automotivo Tongkuai Shuchang e coletados pelo Car News China, a BYD estabeleceu uma vantagem de quase 400 mil unidades sobre sua rival americana até ao final do terceiro trimestre. As vendas cumulativas mundiais de BEVs da BYD atingiram 1,6 milhão de unidades até o terceiro trimestre de 2025. No mesmo período, a Tesla registou 1.2 milhão de unidades vendidas. Esta diferença representa uma liderança de (sem arredondar as casas dos milhões) por volta 388.000 veículos para a BYD.
A liderança por trimestre tem sido consistente ao longo um ano. A BYD ultrapassou a Tesla pela segunda vez no quarto trimestre de 2024 e manteve-se à frente por quatro trimestres consecutivos.
Enquanto as entregas trimestrais da BYD sofreram um ligeiro declínio no último trimestre – e a Tesla subiu pela primeira vez desde o fim do ano passado –, o seu crescimento anual (31,4%) supera em muito o da Tesla (7,4%).
A consultoria de pesquisa de mercado Counterpoint Research projeta que a BYD deverá encerrar o ano de 2025 como líder global em vendas de Evs, atingindo uma participação de mercado de 15,7%. Analistas de mercado sugerem que a diferença de vendas entre as duas montadoras deverá aumentar ainda mais no quarto trimestre, em parte devido ao cancelamento dos subsídios para veículos elétricos nos Estados Unidos, o que pode impactar a procura da Tesla no seu mercado doméstico.