A Toyota apresentou um conceito bem interessante, a Tacoma H2-Overlander, uma picape off-road movida a hidrogênio, com sistema de célula de combustível FCEV (Fuel-Cell Electric Vehicle), o mesmo usado no sedã Toyota Mirai.
Um dos destaques do conceito H2-Overlander é o seu sistema de recuperação de água do escapamento, que consegue captar e filtrar a água, um dos únicos subprodutos da reação química entre o hidrogênio e o oxigênio.
Segundo a Toyota, esta água não contém minerais, e assim pode ser usada para lavagem e para tomar banho, apesar de não ser recomendada para consumo humano. De qualquer forma, ela pode ser usada para lavar objetos e até para tomar banho em acampamentos.
A empresa, que recentemente apresentou um novo design para o seu tradicional Toyota Corolla, vai mostrar o seu novo conceito esta semana em seu stand no SEMA Show em Las Vegas, um evento importante para a indústria automobilística.
Toyota Tacoma H2-Overlander tem dois motores elétricos, um deles movido a hidrogênio
A Tacoma H2-Overlander foi projetada e construída na Califórnia e Carolina do Norte pelos engenheiros da Toyota Racing Development (TRD), uma divisão da Toyota focada em carros esportivos e corridas, a mesma que desenvolve o motor V8 usado nos campeonatos da NASCAR.
Este conceito da Toyota conta com dois motores elétricos, um com tecnologia de célula de hidrogênio (FCEV) e o outro 100% elétrico (BEV), com uma bateria de 24,9 kW/h. Com o motor frontal e o motor traseiro, a H2-Overlander conta com 547 cv.
Um detalhe interessante é que esta picape off-road pode ser usada como um fonte de energia de 15 kW, o suficiente para um acampamento inteiro. Além disso, ela não deixa os carros elétricos dos amigos sem energia, e pode carregar até dois EVs ao mesmo tempo, com dois conectores NEMA 14-50.
Além do hidrogênio, a Toyota também aposta em outras soluções como baterias de estado sólido, que segundo a empresa, poderão ser produzidas em massa em dois a três anos.


