Temos um novo campeão na categoria carro de produção mais rápido do mundo: o Yangwang U9 Xtreme. Ou temos, mas não oficialmente… é complicado.
O supercarro superou de longe o campeão atual do Livro Guinness nessa categoria. No centro de testes da ATP Automotive Testing Papenburg, na Alemanha, o Yangwang U9 Xtreme chegou a 496,22 km/h, superando de longe a marca do atual carro mais rápido do mundo no livro dos recordes, o Koenigsegg Agera RS, que já num distante 2017 marcou 447 km/h como o número oficial.
Confirmado como a versão de produção do modelo, o U9 Xtreme conta com uma plataforma elétrica de 1200V, quatro motores que geram um total de mais de 3.000 cv de potência. A suspensão DiSus-X foi ajustada para lidar com as tensões extremas da pilotagem em circuito, e a adição de pneus semi-slick de competição garante a aderência necessária para o recorde.
“Este é um momento de enorme orgulho para todos na divisão de pesquisa e desenvolvimento. A Yangwang é uma marca que não conhece o impossível, e só com esse compromisso com o que está por vir podemos chegar a um veículo como o U9X”, celebra Stella Li, Vice-Presidente Executiva da BYD. “Estendo minha gratidão a toda a equipe e ao piloto Marc Basseng por sua habilidade e contribuição técnica. É fantástico que o carro de produção mais rápido do mundo agora seja elétrico.”
O piloto alemão Marc Basseng, veterano do automobilismo esportivo, foi o responsável por pilotar o U9 Xtreme na volta recorde. Ele fez questão de afirmar que o feito só foi possível graças à tecnologia elétrica: “Tecnicamente, algo assim não é possível com um motor a combustão. Graças ao motor elétrico, o carro é silencioso, não há mudanças de carga e isso me permite focar ainda mais na pista.”
Por que o U9 Xtreme não vai para o Guinness?
Ainda que essa seja a maior velocidade já registrada num carro de produção – que para o Guiness é um veículo com pelo menos 20 unidades saindo da fábrica (o U9 Xtreme terá 30) – não é vai para o livro. Para um carro obter esse reconhecimento, é preciso fazer o mesmo percurso duas vezes em direções opostas – de forma a neutralizar o efeito de fatores como ventos favoráveis ou declive na pista. A velocidade máxima oficial é a média entre as duas máximas obtidas em cada direção. Como o percurso do U9 foi uma única vez, ela não conta para o Guinness.
Há um burburinho entre a imprensa especializada de que a BYD não só irá tentar o recorde oficial como pode estar guardando o melhor para adiante, superando a barreira de 500 km/h.