Yamaha Náutica traz ao Brasil motores elétricos de popa, para pequenos barcos

Dois motores de popa elétricos permitem mover barcos de até 2 toneladas sem emissões de gases estufa

|

Publicado em: 21 de outubro de 2025

|

Editado em: 21 de outubro de 2025 05:10

Foto promocional de barco com motor elétrico Yamaha Náutica
Yamaha / Divulgação

A Yamaha Náutica, única fabricante nacional de motores de popa , anunciou o lançamento no Brasil da linha de motores elétricos de Torqeedo, com os modelos Travel e Travel XP.

“Ao introduzir os motores Travel e Travel XP, a Yamaha Náutica reforça seu portfólio, oferecendo uma alternativa totalmente livre de emissões e alinhada às demandas atuais por uma mobilidade mais limpa”, afirma Luciano Guidugli, gerente executivo da Yamaha Náutica.

Motores elétricos para barcos

Idênticos no aspecto externo, os dois modelos se dividem por capacidade de potência e peso:

  • O Travel XP é o modelo mais potente, com 1.600 W de potência. É ideal para embarcações de até 2 toneladas, recomendado para águas costeiras ou condições mais exigentes.
  • O modelo Travel possui 1.100 W de potência e um peso total de apenas 20 kg, incluindo a bateria. É recomendado para embarcações de até 1,5 tonelada e operações portáteis.
Motor de popa elétrico para barcos Torqueedo Travel XP da Yamaha
Torqueedo Travel XP | Yamaha / Divulgação

Ambos os motores são equipados com bateria de lítio de alta capacidade, recarregável em tomadas convencionais.

Tecnologia embarcadas

Os motores elétricos para barcos da Yamaha buscam a simplicidade. O design é click-and-play, dispensando cabos e permitindo que a montagem e o uso sejam instantâneos.

Via Bluetooth e Wi-Fi, os motores se integram ao aplicativo TorqView. O aplicativo oferece recursos como mapas, registro de viagens, estatísticas de uso, códigos de falha e a possibilidade de atualizações remotas (OTA). O sistema inteligente de gerenciamento de bateria promete otimizar o desempenho e prolonga a vida útil da bateria.

Há uma alça ergonômica para o transporte e a instalação e o sistema de orientação 360º serve para manobrar mesmo em espaços limitados. O ajuste de inclinação de até 90º permite a operação em águas rasas.

O gerente executivo Luciano Guidugli completou que a marca reforça sua liderança em inovação e compromisso com uma navegação silenciosa e sustentável, citando que mais de 100 mil unidades da linha Travel foram vendidas no mundo desde 2005.

A Yamaha Náutica, que produz cerca de 10.000 motores por ano no país em sua fábrica em Manaus (AM) , também comercializa motos aquáticas e possui uma ampla rede de concessionárias e oficinas no Brasil.

MAIS LIDAS

Fim do elétrico? Flex usando etanol emite menos CO₂ que elétricos chineses, diz estudo

Anfavea calcula que, em sua vida útil total, um flex usando 100% etanol emite menos CO₂ que um elétrico puro chinês; mas não é o que parece

Política de Musk custou à Tesla mais de um milhão de carros vendidos a menos – só nos EUA

Estudo por pesquisadores da Universidade Yale mostra consumidores votando com o bolso contra os posicionamentos do CEO da Tesla

França inaugura estrada com carregamento sem fio ultrarrápido para EVs

Carregamento sem fio na estrada pode acabar com problemas de alcance e até mesmo diminuir as baterias em grandes caminhões

Conteúdo Relacionado

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter