Brasil vende proporcionalmente mais eletrificados que os EUA e a maioria é plug-in

Dados são da ABVE; em outubro, 8,6% dos veículos leves do Brasil eram eletrificados, contra 6% dos EUA; 82% deles são BEV ou PHEV

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Publicado em: 12 de novembro de 2025

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Editado em: 12 de novembro de 2025 03:11

Plug elétrico no carro, com a corda verde e receptor amarelo
Chuttersnap / Shutterstock

Os veículos propriamente elétricos – aqueles que não precisam visitar o posto para funcionar, como os híbridos plug-in (PHEV), com gerador (EREV) ou elétricos puros, a bateria (BEV) – estão se consolidando como a atual opção favorita do consumidor brasileiro. Faltando dois meses para o fim do ano, os dados da ABVE Data revelam que, de janeiro a outubro, 81,6% de todos os eletrificados comercializados no país pertencem a essa categoria. Não apenas isso como, no mês de outubro, a fatia de eletrificados nas vendas do Brasil foi maior que a dos Estados Unidos.

No total, foram 168.798 eletrificados vendidos no período, dos quais 138.088 são modelos plug-in (PHEV e BEV). O número representa um salto de 10,6 pontos percentuais na participação dessa tecnologia, que no mesmo período de 2024 correspondia a 71% do mercado.

Segundo o comunicado, esse avanço é explicado por um “movimento coordenado entre montadoras e empresas de infraestrutura”. Um fator crucial é a expansão da rede de recarga: o número de pontos públicos e semipúblicos no Brasil saltou de aproximadamente 350, em dezembro de 2020, para 16.880 em agosto de 2025. Esse crescimento, medido pelo Tupi Mobilidade/ABVE Data, amplia a confiança do consumidor para o uso dos veículos em viagens intermunicipais e interestaduais, além dos deslocamentos urbanos.

A ABVE Data também destaca que o avanço das tecnologias embarcadas e a crescente oferta de modelos nacionais e importados têm contribuído para a democratização e competitividade do setor.

Superando os EUA

Em outubro, o mercado de eletrificados leves (isto é, carros pessoais, não utilitários) emplacou 21.369 veículos. O número representa um aumento significativo de 33% em relação a outubro de 2024 (16.033) e representa um aumento em relação a setembro de 2025 (20.342).

A participação de mercado dos eletrificados atingiu 8,6% do total de vendas de veículos leves no país (247.877) em outubro. Em outubro do ano anterior, essa fatia era de 6,4%. Esse número é maior que o dos Estados Unidos em outubro (6%), mas lá está acontecendo uma anomalia por conta do fim do subsídio.

A análise das tecnologias vendidas em outubro mostra o domínio dos plug-ins:

  • Híbridos Plug-in (PHEV): Lideraram o mês com 9.458 unidades (44,3% do total). Foi um recorde de vendas em 2025, com alta de 58,7% sobre outubro de 2024.
  • 100% Elétricos (BEV): Somaram 7.986 unidades (37,4% do total), uma alta de 30,7% sobre o ano anterior, e se aproximando dos PHEV.
  • Híbridos (HEV e HEV Flex): Os modelos sem recarga externa (isto é, que funcionam a gasolina ou etanol e tem um conjunto elétrico para aumentar sua eficiência) somaram 3.925 unidades, apenas 18,3% do mercado de eletrificados.

A participação dos plug-ins (BEV e PHEV) cresceu 6,3 pontos percentuais de outubro de 2024 para outubro de 2025, enquanto a dos híbridos tradicionais cresceu apenas 0,6 pontos no mesmo período.

Distribuição pelo país

Uma mudança significativa ocorre na divisão regional das vendas. Embora o Sudeste ainda lidere as vendas de eletrificados em geral (45% do total em outubro), um novo cenário surge especificamente para os veículos 100% elétricos (BEV).

No acumulado do ano (janeiro a outubro), as regiões Nordeste e Sul somadas (42,6%) superaram a participação do Sudeste (30,7%) nas vendas de BEVs.

O transporte público também acelerou: 87 ônibus elétricos foram emplacados em outubro, uma alta de 107% sobre setembro. No ano, já são 636 unidades, um crescimento de 145,6% sobre 2024.

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