Num desafio inédito no Brasil, um caminhão elétrico a bateria percorreu uma rota de longa distância e alta complexidade, transportando 27 toneladas de carga. O percurso foi entre o Porto de Santos e a cidade de Paulínia (SP), incluindo uma subida desafiadora da Via Anchieta (SP-050).
O veículo utilizado foi o modelo Electric Tractor SE 437, da fabricante Sany Irmen, em uma operação conjunta entre a Syngenta e a transportadora Gelog.
O feito vem pouco depois de outro de natureza similar: semana passada, a Mercedez-Benz anunciou ter feito o percurso entre São Paulo e Rio de Janeiro (442 km) com o eActros 400, a 60 km/h, chegando com 30% de bateria.
Longa distância, longo caminho
Alessandra Gamero, diretora de logística integrada da Syngenta, diz que a experiência “reforça nossa ambição de tornar a logística mais sustentável, unindo tecnologia, eficiência e responsabilidade ambiental”. A empresa tem como meta reduzir em 38% as emissões até 2030.
Embora a frota de veículos elétricos no Brasil tenha crescido quase 100% no último ano e as vendas, mais de 100%, a imensa maioria das vendas concentra-se em modelos leves. A utilização do caminhão articulado, assim, é um passo importante para o setor que, diferente dos carros, ainda está em seus primeiros.
Segundo levantamento da Fenatac/Gigantes Elétricos, o mercado de caminhões elétricos no Brasil deve apresentar um crescimento médio de 25,6% ao ano entre 2025 e 2031. Especialistas indicam que operações pioneiras como a de Santos a Paulínia servem como vitrine, mostrando que a tecnologia pode gerar uma redução de até 76,5% nos custos operacionais em comparação com os modelos a diesel.