Caminhão elétrico faz percurso de 250 km na subida da serra com carga de 27 t

Empresa de logística fez o teste desafiador para caminhão elétrico puro, como parte de sua meta de reduzir suas emissões até 2030

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Publicado em: 6 de outubro de 2025

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Editado em: 6 de outubro de 2025 06:10

Num desafio inédito no Brasil, um caminhão elétrico a bateria percorreu uma rota de longa distância e alta complexidade, transportando 27 toneladas de carga. O percurso foi entre o Porto de Santos e a cidade de Paulínia (SP), incluindo uma subida desafiadora da Via Anchieta (SP-050).

O veículo utilizado foi o modelo Electric Tractor SE 437, da fabricante Sany Irmen, em uma operação conjunta entre a Syngenta e a transportadora Gelog.

O feito vem pouco depois de outro de natureza similar: semana passada, a Mercedez-Benz anunciou ter feito o percurso entre São Paulo e Rio de Janeiro (442 km) com o eActros 400, a 60 km/h, chegando com 30% de bateria.

Longa distância, longo caminho

Alessandra Gamero, diretora de logística integrada da Syngenta, diz que a experiência “reforça nossa ambição de tornar a logística mais sustentável, unindo tecnologia, eficiência e responsabilidade ambiental”. A empresa tem como meta reduzir em 38% as emissões até 2030.

Embora a frota de veículos elétricos no Brasil tenha crescido quase 100% no último ano e as vendas, mais de 100%, a imensa maioria das vendas concentra-se em modelos leves. A utilização do caminhão articulado, assim, é um passo importante para o setor que, diferente dos carros, ainda está em seus primeiros.

Segundo levantamento da Fenatac/Gigantes Elétricos, o mercado de caminhões elétricos no Brasil deve apresentar um crescimento médio de 25,6% ao ano entre 2025 e 2031. Especialistas indicam que operações pioneiras como a de Santos a Paulínia servem como vitrine, mostrando que a tecnologia pode gerar uma redução de até 76,5% nos custos operacionais em comparação com os modelos a diesel.

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