A Toyota do Brasil acaba de soltar um comunicado no qual afirma que irá reabrir duas de suas plantas principais já em novembro.
O temor era que, depois dos sérios danos em sua fábrica de motores em Porto Feliz, a produção só seria retomada ano que vem e funcionários poderiam ter seus contratos temporariamente suspensos – o temido lay-off.
Segundo a empresa, a retomada ocorrerá com motores vindos do exterior e estarão ativas as plantas de Sorocaba e Indiatuba, cujos funcionários retornam já no 21 de outubro próximo, com o fim das férias emergenciais. A partir de 3 de novembro, a produção irá buscar recuperar o volume não produzido entre 23 de setembro e 21 de outubro. Os modelos produzidos serão as versões híbridas do Corolla e o Corolla Cross, produzidos no esquema alternativo.
A fábrica de Porto Feliz continua sem retorno previsto, dada a extensão dos danos. Essa será a única planta da Toyota na qual haverá o lay-off.
Segundo a Toyota, a produção dos veículos com motores a combustão está prevista para ser retomada no ano que vem. O Yaris Cross, esperado lançamento da marca, continua adiado, mas terá notícias sobre sua produção em breve.
“A Toyota do Brasil agradece profundamente as várias mensagens de apoio e solidariedade de governos, autoridades, associações, sindicatos, montadoras, fornecedores, distribuidores, concessionários, parceiros, colaboradores e da sociedade nas últimas semanas, após o incidente que afetou a planta de motores de Porto Feliz (SP)” afirma Evandro Maggio, presidente da Toyota Brasil, em comunicado à imprensa. “A inestimável ajuda da matriz, afiliadas Toyota no mundo e fornecedores, nos dá coragem e confiança para seguir firmes e fortes em nossa recuperação e no compromisso com a entrega de soluções de mobilidade sustentável para nossos clientes na América Latina e Caribe.”