A Stellantis anunciou uma nova versão básica do Fiat Grande Panda, a Pop, que aposta na estratégia do bom, bonito e barato, mas 100% elétrico. A linha elétrica agora passa a contar com as mesmas versões dos modelos híbridos, Grande Panda Pop, Icon e La Prima.
Apesar de ser um carro bem simples, ele tem itens de fábrica como retrovisor elétrico e sensores traseiros para estacionar, além de iluminação Pix(LED) frontal e traseira. As rodas de 16 polegadas são em aço, e lembram carros básicos antigos da Fiat.
No Reino Unido, o Fiat Grande Panda Pop elétrico tem um interior com bancos em tecido com dois tons de cor, preto e azul, além de uma central multimídia touchscreen de 10,25 polegadas. Segundo a empresa, o Grande Panda Pop tem detalhes translúcidos inspirados na primeira linha de produção da Fiat, a clássica fábrica de Lingotto, em Turim, Itália.
O Fiat Grande Panda Pop na versão elétrica custa 20.995 libras, ou o equivalente a pouco menos de R$ 150 mil. Além disso, em solo britânico eles também contam com o Fiat E-grant, programa de incentivo que oferece 1500 libras de desconto nos carros elétricos da marca.
Mas, como será o seu desempenho nas ruas e estradas? Com motor de 83 kW com potência de 113 cv, e uma bateria de 44 kWh, o Fiat Grande Panda elétrico tem alcance de 320 km, o que me parece bem interessante para o seu preço.
Versão elétrica do Fiat Grande Panda ainda não será lançada no Brasil
O Fiat Grande Panda, que pode ser visto como um substituto do Fiat Argo, deve chegar ao Brasil em 2026, mas deve ter outro nome. Para celebrar os 50 anos da empresa no país, o modelo terá easter eggs em homenagem a fábrica de Betim, assim como o modelo europeu lembra a fábrica de Lingotto.
Infelizmente, o modelo que deve chegar no Brasil não será o elétrico, e sim as versões flex e flex semi-híbrido, pelo menos em um primeiro momento. A tendência é que a Stellantis lance o Fiat Grande Panda Pop 100% elétrico em um futuro, para bater de frente com rivais como o BYD Dolphin Mini, o Geely EX2 e o Chevrolet Spark EUV.
Segundo o AutoEsporte, a Fiat vai incluir na versão brasileira do Grande Panda detalhes em homenagem a outros compactos clássicos da empresa, como o Fiat 147 e o Palio. Fica aqui a minha torcida para não se esquecerem do Uno, outro antecessor com o mesmo estilo quadradão, e que fez muito sucesso no Brasil.



