
Durante o Japan Mobility Show 2025, a Honda realizou a estreia mundial do protótipo de seu novo veículo EV, o Honda 0 α (Zero Alpha). O SUV foi apresentado como o modelo de entrada da nova família global de EVs da marca, a Série 0.
O 0 α se junta aos protótipos 0 SALOON e 0-SUV, apresentados na CES 2025, completando a linha que busca redefinir a abordagem da Honda na era da eletrificação.
Segundo a empreas, o desenvolvimento do Honda 0 α é baseado na filosofia central da Série 0: Thin, Light, and Wise (Fino, Leve e Inteligente).

O fino fica por otimizar o espaço dos veículos, com estruturas mais delgadas e designs mais compactos. O objetivo é maximizar o espaço interno para os ocupantes, enquanto uma bateria de perfil baixo permite um centro de gravidade mais baixo, o que melhora a estabilidade. Em matéria de leve, a Honda busca afirma que reduziu o peso em até 20% em comparação com seus EVs atuais, usando materiais e técnicas de última geração, o que otimiza a eficiência energética. E inteligente ) envolve a integração de tecnologias como a assistência avançada ADAS e sistemas de atualização over-the-air (OTA), permitindo que o software do veículo receba atualizações automáticas.
Novo design

Na traseira, ele apresenta uma assinatura de luz em formato de “U” que integra as lanternas, luzes de ré e piscas, acentuando o contorno da área do vidro traseiro. O modelo conta com um revestimento preto que percorre a parte inferior da carroceria, especialmente sobre as caixas de roda quadradas, contrastando com as rodas de liga leve de cinco raios.
A produção em massa do veículo está programada para começar em 2027. O lançamento global será focado primeiramente em mercados emergentes e de grande volume, começando pelo Japão e Índia. Na Índia, o 0 α será fabricado localmente e deve competir diretamente com modelos como o Maruti Suzuki e Vitara e o Hyundai Creta Electric.
O 0 α representa a aposta da Honda para competir diretamente com rivais como Tesla e BYD na próxima década, oferecendo uma alternativa que prioriza a eficiência e a experiência de direção.
Via Honda