...

Leapmotor D19 estreia na China com luxo inédito: gerador de oxigênio de bordo

Segundo a montadora, sistema é inédito em carros, e seu propósito é ajudar proprietários chineses nas alturas do Tibete
Atualizado: 16 de outubro de 2025 03:10
Imagem do carro Leapmotor D19
Leapmotor / Divulgação

A Leapmotor apresentou oficialmente ao mercado chinês seu novo SUV full-size topo de linha, o D19, que, entre diversas mordomias, conta com um gerador de oxigênio a bordo. O veículo, construído sobre a plataforma “D” da marca, será oferecido em duas variantes, totalmente elétrica (EV) e híbrida com extensor de autonomia (REEV), com previsão de entrada no mercado chinês para o primeiro semestre de 2026.

O D19 é um SUV de grandes dimensões, medindo mais de 5,2 metros de comprimento e com uma distância entre eixos superior a 3,1 metros. O SUV adota a linguagem de design “Tecnologia Estética Natural 2.0”, com um conjunto de faróis de três estágios que podem atuar como projetores e uma grade inferior, que abre e fecha automaticamente.

O interior é uma central de comando e conforto. Um dos maiores destaques são os dois chipsets Qualcomm Snapdragon 8797 . Um chip é dedicado ao cockpit inteligente e o outro, aos sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

Vista lateral do Leapmotor D19
Leapmotor / Divulgação

O D19 será oferecido em versões com diferentes plataformas de alta voltagem e alcances. A Versão BEV utiliza uma plataforma de 1.000V e uma bateria de 115 kWh, que é desenvolvida pela CATL e combina lítio-ferro-fosfato e materiais ternários. O SUV elétrico gera uma potência combinada de 540 kW (724 cv), para uma autonomia de 720 km. Com aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos, a variante BEV também se beneficia da recarga ultrarrápida: 350 km de autonomia em apenas 15 minutos.

Traseira do Leapmotor D19
Leapmotor / Divulgação

Já a versão REEV (também grafado EREV; de range extended electric vehicle, ou extended range electric vehicle, “veículo elétrico com extensão de autonomia” – um elétrico com gerador a combustão interna) utiliza uma plataforma de 800V e um motor a combustão como extensor de alcance. Com uma bateria de 80,3 kWh, o sistema tem uma potência de 400 kW (536 hp), proporcionando uma autonomia puramente elétrica de 500 km. O carregamento rápido dessa versão permite ir de 30% a 80% em 15 minutos. A autonomia total não foi informada agora, mas havia inicialmente sido calculada em mais de 1000 km.

A montadora tem parceria com a Stellantis, que cuida de sua distribuição internacional, e deve chegar ao Brasil em breve, com outros modelos eletrificados.

Gerador de oxigênio

O que salta à vista no anúncio do D19 é o gerador de oxigênio a bordo, que a Leapmotor afirma ser o primeiro do setor automotivo. O sistema é capaz de produzir uma capacidade máxima de oxigênio de 8 litros por minuto.

O recurso é, segundo a empresa, para auxiliar viagens domésticas para regiões de alta altitude na China, como o Tibete, onde a altitude média é 4.380 m. Em grandes altitudes assim, o ar rarefeito pode causar mal-estar ou tontura. A integração desse sistema transforma o habitáculo do SUV em um ambiente de ar controlado, facilitando a vidas de quem não está acostumado à altitude.

De acordo com cálculos de cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), uma pessoa consome entre 250 ml a 1.500 ml de oxigênio por litro por minuto. Assim, os 6 litros devem dar para, no pior caso, 4 pessoas – se não houvesse ar na atmosfera externa, o que não é a intenção da montadora. Ainda que a proposta seja modesta, é bem possível que esse sistema acabe salvando seus ocupantes algum dia.

Via CarNewsChina.

Gostou desta matéria? Junte-se à nossa comunidade para receber seu conteúdo antes e participar da discussão:

MAIS LIDAS

Conteúdo Relacionado

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Está curtindo o evdrops?

Junte-se à nossa comunidade para receber notícias em primeira mão, fazer sugestões e participar da discussão.

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.