Obsessão por SUVs beneficia a China e atrapalha eletrificação, afirma relatório

Entidade internacional considera que a insistência de fabricantes ocidentais em carros grandes é responsável por menos vendas

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Publicado em: 12 de setembro de 2025

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Editado em: 17 de setembro de 2025 01:09

A obsessão por SUVs nos países ocidentais está fazendo com que a indústria automobilística ocidental seja passada para trás. Ao insistirem em continuar criando grandes e caros SUVs para a era elétrica, no lugar de compactos acessíveis como os chineses, esses fabricantes estão atrapalhando o processo de eletrificação e a seus próprios interesses comerciais.

Essa é a conclusão do relatório da Global Fuel Economy Initiative (GFEI), uma coalizão internacional fundada em 2009 que colabora, com entidades como as Nações Unidas e Agência de Energia Internacional. Intitulado Small and Electric: The International Case to Move Away from Combustion SUVs (“Pequeno e Elétrico: O Caso Internacional para Abandonar os SUVs à Combustão”), o documento afirma que SUVs elétricos exigem mais materiais para serem criados, são menos sustentáveis e são mais caros. Nada disso beneficia a transição energética.

Carro Hummer elétrico sobre pista de lama
Hummer elétrico: tamanho não ajuda o ambiente | Ezra McKenna / Unsplash

Para a GFEI, a tentativa de manter tudo como está, criando carros elétricos grandes e dispendiosos como os atuais, atrasa o processo de eletrificação. A organização diz que o crescimento modesto das vendas de EVs em mercados ocidentais em 2024 (segundo o relatório da AEI, 25%) pode ser atribuída à essa decisão. A adoção de compactos elétricos, ainda segundo o relatório, é uma “necessidade estratégica” e permitiria a esses fabricantes tradicionais competirem com os chineses.

As vantagens dos pequenos são a economia de materiais raros, menor consumo de eletricidade por quilômetro e segurança para os pedestres e ciclistas. (Basicamente, como são altos, os SUVs tendem a passar por cima das vítimas em atropelamentos, enquanto carros menores tendem a jogá-las para cima do capô.)

Entre as recomendações da GFEI para incentivar transição são aumentar impostos para SUVs grandes, criar incentivos como descontos de estacionamento para carros menores e programas de compartilhamento de veículos para motoristas de baixa renda. Também traz as recomendações mais universalmente reconhecidas, como investimentos em infraestrutura por parte do governo e pesquisa por parte dos fabricantes.

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