
A Chevrolet anunciou que o Spark EUV, anunciado inicialmente em julho, será produzido no Brasil. Com um preço de lançamento de R$ 159.990, o SUV chega para competir diretamente no segmento de entrada de veículos elétricos, mirando em concorrentes como o BYD Dolphin e o GWM Ora 03. A estratégia de democratizar a eletrificação, conforme a GM, é um pilar central para o novo veículo, que busca atrair tanto entusiastas de tecnologia quanto consumidores em busca de uma opção elétrica confiável e com o respaldo de uma marca tradicional.
Para viabilizar a produção nacional, a General Motors firmou uma parceria para que o modelo seja montado no Ceará, na antiga fábrica da Troller em Horizonte, que agora pertence à Comexport. A produção será inicialmente no regime SKD (Semi Knocked Down), onde o carro chega parcialmente montado do exterior para ser finalizado no Brasil. Essa estratégia, aliada a incentivos fiscais para a fábrica, visa baratear o processo e fortalecer a presença do Spark EUV no mercado, com a nacionalização completa prevista para ocorrer ainda em 2025.
A alma chinesa do Spark EUV
O Spark EUV não é realmente uma criação da GM, mas da chinesa SAIC Motor, fabricado sob licença. Na sua China natal ele é comercializado como Baojun Yep.
Impulsionado por um motor elétrico dianteiro que entrega 101 cv de potência e 18,3 kgfm de torque. Sua bateria de 42 kWh, do tipo LFP, oferece uma autonomia de modestos 258 km, de acordo com o ciclo do Inmetro. O veículo também conta com tecnologia de recarga rápida, permitindo que a bateria vá de 30% a 80% em 35 minutos. A aceleração é de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos com velocidade máxima limitada a 150 km/h.
Em termos de design e tecnologia, o Spark EUV adota um estilo “boxy” de SUV, com uma estética de “jipe”. Internamente, ele oferece espaço para quatro passageiros. Entre equipamentos estão uma central multimídia de 10,1 polegadas com suporte a Android Auto e Apple CarPlay, câmera 360°, e modos de condução como Eco, Padrão e Esporte. A versão única disponível no lançamento é a Activ, a mais “aventureira”, com opções de pacotes de personalização.