A Tesla está recorrendo a um comprador inusitado para se livrar do inventário do Cybertruck que não está convencendo o público em geral: seu próprio CEO, Elon Musk. Ou, para ser preciso, as outras empresas de Musk: SpaceX e xAI. Centenas, possivelmente milhares, de unidades não vendidas do Cybertruck foram flagradas sendo entregues às instalações dessas companhias.
O Cybertruck é considerado o primeiro fracasso comercial da Tesla. A montadora preparou uma capacidade de produção de mais de 250.000 unidades por ano. As vendas atuais estão em torno de 20.000 unidades anuais, menos de 10% do que era a expectativa. Do ponto de vista industrial, é uma situação catastrófica, com o dinheiro investido na produção terminando como perda.
A situação não deve melhorar agora que o governo dos EUA acabou com o subsídio aos veículos elétricos, levando a uma corrida às concessionárias que possivelmente satisfez toda a demanda por um tempo considerável. A corrida incluiu a própria Tesla, que teve seu primeiro trimestre positivo em mais de um ano por conta da situação.
Solução para o encalhe do Cybertruck
A Tesla tem enfrentado um acúmulo de estoque do Cybertruck. A solução encontrada por Elon Musk parece ter sido utilizar suas empresas para absorver o excedente. Nos últimos dias, centenas de Cybertrucks foram vistos sendo entregues em Starbase, a base de operações da SpaceX, sendo esperadas centenas, ou até milhares, de entregas nas próximas semanas. Durante o fim de semana, vários carregamentos de Cybertrucks foram vistos sendo entregues aos escritórios da empresa de inteligência artificial xAI.
O engenheiro-chefe do Cybertruck, Wes Morrill, comentou as entregas, afirmando que a SpaceX, juntamente com a Tesla, está substituindo suas frotas de apoio a combustão interna (ICE) pelo Cybertruck.
Embora a Tesla e a SpaceX justifiquem a compra como parte de uma transição de frota de apoio, analistas e observadores do mercado veem a movimentação com suspeisão. A prática de uma empresa comprar seu próprio produto, ou vendê-lo a empresas afiliadas, pode maquiar as finanças no curto prazo sem resolver o problema fundamental da falta de demanda do consumidor.
Uma das motivações imediatas para essas compras em larga escala pode ter sido aproveitar o fim do benefício fiscal. Mesmo com as vendas acontecendo após o fim do benefício em setembro, um depósito inicial realizado antes permite o desconto mesmo no quarto trimestre.
Quanto aos investidores da Tesla, eles não parecem se preocupar com vendas de carros. O que eles acreditam é que a empresa será vencedora da corrida para que robotáxis deem fim aos aplicativos de carona.