...

Uma Ferrari em cada roda: novo minimotor elétrico produz mais de 1000 cv de potência

Novo motor de fluxo axial da britânica YASA é instalado na roda e tem potência próxima a uma Ferrari 849 Testarossa – e dá para usar 4 deles
Atualizado: 5 de dezembro de 2025 02:12

A britânica Yasa, que é subsidiária da Mercedes-Benz, revelou um novo sistema de propulsão preparado para equipar veículos elétricos: por meio de uma instalação in-wheel (dentro da roda, como em scooters elétricos), cada motor elétrico pode entregar até 750 kW (1006 cv) de potência.

Números sem contexto não impressionam muito, então vamos explicar: para se ter uma ideia do que isso significa, grandes SUVs de performance, que fazem de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos, raramente chegam a 500 cv e usam mais que um motor para isso. O recém-lançado no Brasil Lexus RZ 500e tem 381 cv e faz de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. O Changan Avtr 11, que faz em 3,9 segundos, tem 546 cv. A partir de 1.000 cv estamos falando em hipercarros – a nova Ferrari 849 Testarossa híbrida é capaz de desenvolver 1.050 cv (e faz os 0 a 100 km/h em 2,3 segundos). E o campeão mundial de todos, o Yangwang U9 Xtreme, que quase atingiu 500 km/h, tem 3.000 cv de potência (0 a 100 em 1.8 s), sendo também potencialmente superado.

O novo motor | Yasa/Divulgação

Em outras palavras: um carro equipado com esses motores teria uma Ferrari em cada roda e poderia ser 33% mais potente que o carro mais potente do mundo hoje.

Ano passado, aliás, a Yasa já havia anunciado uma parceria com a Lamborghini para desenvolver a motorização da próxima geração do Revuelto. Então esses motores podem equipar hipercarros reais mais cedo do que seria de se esperar.

Motor neutro em massa

Mas não é apenas potência em jogo, mas o que a tecnologia pode fazer. A razão de a Yasa estar propondo por seus motores hiperpotentes em rodas é que eles… bem, eles cabem nas rodas. São motores ultracompactos, cada um pesando 12,7 kg – você pode facilmente segurar um deles nas mãos, o que os funcionários da empresa gostam de demonstrar em fotos.

Simon Odling, líder em novas tecnologias e Tim Woolmer, fundador e CTO | Yasa / Divulgação

“Motores na roda são um grande desafio e uma grande oportunidade para EVs, mas até agora a tecnologia era muito pesada, limitada em torque e não potente o suficiente“, afirma Tim Woolmer, CTO da Yasa.

Os motores típicos de hoje pesam bem mais que o novo protótipo: o motor que equipa os Tesla Model 3 pesa 80 kg (e produz menos que 1/3 da potência do novo motor). Assim, com esse tamanho diminuto, a YASA afirma que seus motores constituem um recorde (não oficial) de densidade de potência, entregando 59 kW por kg (o do já citado Model 3: 2,75 kW/kg).

Ao colocar o motor na roda, a Yasa diz que pode tornar os carros elétricos não só mais potentes, como mais eficientes. Porque o motor pode substituir outros componentes como semieixos, diferenciais de transmissão e até mesmo freios, já que sua capacidade de frenagem regenerativa é proporcional a sua potência. A empresa acredita que é possível diminuir o peso de um carro em 200 kg, se adaptado a usar seu sistema, ou 500 kg, se for desenhado especificamente para ele.

Com essa economia de peso, o fabricante diz ter atingido o primeiro motor neutro em massa – você pode adicionar quantos deles quiser sem prejudicar o desempenho do veículo, cada um compensa totalmente por si próprio.

O segredo está no fluxo axial

O “milagre” vem de usar uma tecnologia diferente da nos veículos atuais. Os motores elétricos da Yasa usam fluxo axial, uma configuração na qual o campo magnético é gerado de forma paralela ao eixo, em contraste com os motores de fluxo radial, nos quais é transversal (como na ilustração abaixo).

Electronic Design / Reprodução

Isso permite que esses motores sejam bem mais “finos”, tendo um formato de disco, ideal para a aplicação direto na roda como a empresa britânica propõe. As desvantagens desse tipo de motor são justamente ser bem mais largo em diâmetro, e gerarem inércia por rodarem num disco maior, mas isso não é problema dentro de uma roda que (contando o pneu) pesa mais que o próprio motor.

Via Carscoops, Automotive Powertrain Technology International

Gostou desta matéria? Junte-se à nossa comunidade para receber seu conteúdo antes e participar da discussão:

Conteúdo Relacionado

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Está curtindo o evdrops?

Junte-se à nossa comunidade para receber notícias em primeira mão, fazer sugestões e participar da discussão.

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.