
As vendas da BYD no terceiro trimestre de 2025 caíram 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo cálculos da Reuters feitos a partir de uma divulgação de resultados da empresa, e esta foi a primeira queda de vendas trimestrais da empresa desde 2020.
A BYD vendeu 1 milhão e 106 mil carros no trimestre que terminou em setembro. Se contarmos apenas este mês, a empresa vendeu 5,88% menos carros do que em setembro do ano passado. Para lidar com a questão, a empresa reduziu sua produção em 8,47% no mês passado, o que indica uma tendência de produção menor em suas fábricas.
Como já comentamos aqui no evdrops, o mercado de carros elétricos da China vem lidando com problemas causados pelo excesso de produção, resultado de anos de incentivos e subsídios do governo chinês e dos governos locais, que venderam terras a preços mais baixos para incentivar a instalação de fábricas.
No começo de setembro, a Reuters já tinha relatado que a BYD reduziu sua meta de vendas em 16%, para 4,6 milhões de veículos. Apesar deste ser um número bem expressivo, o movimento mostra que a empresa tem enfrentado desafios para continuar sua expansão global, e assim, deve ter seu menor crescimento em 5 anos.
Ao mesmo tempo, a empresa segue apostando em novos mercados, e vem expandindo sua participação na Europa e no Brasil, e recentemente, adicionou um novo navio para transporte de veículos, o oitavo de sua frota. Também vale citar que a fábrica da BYD em Camaçari, Bahia, conquistou a certificação I-REC (International REC Standard), que indica que toda a energia consumida na unidade é renovável, produzida por fontes eólicas.