
Um recall revelou quantos Cybertrucks já foram produzidos desde seu lançamento, no final de 2023, e o número é bem mais baixo do que eu esperava, 63.619 unidades. A Tesla não divulga o número de Cybertrucks que já foram produzidos, mas como o recall cobre veículos entre 13 de novembro de 2023 e 11 de outubro de 2025, tudo indica que esse é realmente o número total de Cybertrucks que já saíram das fábricas da Tesla.
Curiosamente, o motivo do recall é que os faróis do Cybertruck tinham luzes brilhantes demais, além do limite regulatório nos EUA, o que poderia afetar a visão de outros motoristas. O problema foi percebido em testes internos, e segundo a Tesla, não existem relatos de problemas causados pelo defeito na iluminação. A questão foi resolvida com uma atualização de software over-the-air (OTA), assim os donos de Cybertrucks não precisaram levar seus carros para a assistência técnica.
Cybertruck, o primeiro fracasso da Tesla
Elon Musk apostou muitas fichas no Cybertruck, que acabou se mostrando o primeiro fracasso comercial da Tesla. Com capacidade de produção de 250 mil unidades por ano, mas vendas em torno de 20 mil unidades anuais, o Cybertruck não alcançou nem 10% da sua expectativa de vendas.
Ao longo de sua relativamente curta história, o Cybertruck teve vários problemas além das vendas baixas, desde painéis que se soltavam do nada, misteriosas inscrições que apareciam na lataria, mas que não eram vandalismo, e sim um “controle de qualidade” interno que danificou a película. Mas, o caso mais grave foi o do porta-malas do Cybertruck, que podia decepar o dedo dos seus donos pela ausência de um simples sensor.
Para resolver o problema dos Cybertrucks encalhados, Elon Musk começou a comprar o inventário excedente, e os Cybertrucks estão sendo usados para substituir a frota de apoio serviço em suas outras empresas, a SpaceX e a xAI.
Roadster deve ser o próximo lançamento da Tesla
Na semana passada, o chefe de design da Tesla confirmou que a empresa deve lançar este ano a nova versão do Tesla Roadster, primeiro carro lançado pela empresa, que chamou a atenção não só pelo desempenho, mas também pelo belo design do esportivo Lotus Elise.
O projeto está atrasado em cinco anos, pois tinha sido prometido para 2020. Resta saber se ele será realmente lançado este ano, ou isso é apenas uma tentativa de garantir a aprovação pelos acionistas da Tesla do polêmico acordo que prevê um pacote de compensação biolionário para o CEO Elon Musk. Além disso, eu pessoalmente fico curioso se ele será lançado com um design esportivo decente, ou se será feito de apenas algumas linhas retas como o horroroso Cybertruck.