...

Volvo revela o EX60: SUV elétrico de nova geração com 810 km de autonomia

Nova arquitetura de software e motorização estreia com o SUV compacto, que deve chegar ao Brasil ainda este ano
Atualizado: 21 de janeiro de 2026 04:01

A Volvo Cars apresentou nesta quarta-feira (21) sua nova cartada para o mercado global de veículos elétricos: o Volvo EX60. Posicionado no segmento de SUVs médios, o modelo chega com a tecnologias inéditas de construção e software, e uma autonomia que supera os 800 quilômetros (ciclo WLTP).

O EX60 é o primeiro veículo construído sobre a nova plataforma SPA3 da montadora sueca. Essa arquitetura introduz o que a montadora chama de mega casting (megafundição), integrando múltiplas peças num só bloco fundido, e a tecnologia cell-to-body, onde a bateria é integrada à estrutura da carroceria.

Segundo a Volvo, essas inovações, aliadas a motores elétricos e um design de célula de bateria novos, permitiram reduzir o peso do veículo e aumentar drasticamente sua eficiência energética. O coeficiente aerodinâmico é de 0,26: um número acima (quanto menor, melhor) dos melhores modelos de hoje – o Xiaomi SU7 tem 0,195 – mas nada mal para um SUV (ele equivale a um Alfa Romeo Giulia).

O chamariz maior é a resposta ao bom e velho problema número 1 dos elétricos: autonomia. Na configuração P12 AWD Electric (tração integral), o EX60 pode percorrer até 810 km com uma carga de 100%. Esse é o melhor resultado da categoria, segundo a Volvo, e a maior autonomia já oferecida por um carro da marca.

(A medição é no ciclo europeu WLTP; no Brasil, o Inmetro costuma dar números 30% menores, porque tende a ser mais pessimista: aí seriam ainda respeitáveis 567 km.

O modelo tem ainda configurações mais modestas. A P10 AWD Electric tem tração integral com autonomia de até 660 km. E a P6 Electric tem ração traseira com autonomia de até 620 km. Há ainda a confirmação de uma versão Cross Country, embora sem previsão de lançamento para o mercado brasileiro.

Conversa com a IA do Google

A EX60 ainda promete o carregamento rápido de até 450 kW, o que, segundo ela, dá para 340 km de viagem em 10 minutos.

O carro é gerido pelo HuginCore, um novo sistema central de computação. Ele é o primeiro modelo da marca a vir com o Google Gemini integrado, permitindo um assistente de IA mais natural e conversacional (você fala com o carro).

O sistema de infoentretenimento promete ser o mais fluido já feito pela marca, sem atrasos nas respostas de tela ou carregamento de mapas. Para o sistema de som, a parceria com a Bowers & Wilkins continua, oferecendo 28 alto-falantes (incluindo nos encostos de cabeça) e Apple Music com Dolby Atmos pré-instalado.

A produção do EX60 começa no segundo trimestre de 2026 na fábrica da Volvo na Suécia. Para o Brasil, a expectativa é que o modelo desembarque nas concessionárias ainda em 2026. A Volvo Car Brasil informou que divulgará ao longo do ano quais versões específicas serão importadas para o mercado nacional.

Via Volvo Cars

Gostou desta matéria?
Junte-se à nossa comunidade para receber seu conteúdo antes e participar da discussão:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Está curtindo o evdrops?

Junte-se à nossa comunidade para receber notícias em primeira mão, fazer sugestões e participar da discussão.

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.