10% a 80% em 7 minutos: carro de luxo chinês carrega quase tão rápido quanto bomba de posto

O total de carregamento rápido de 0% a 100% foi em 13 minutos e 23 segundos; feito exigiu carregador com potencial par suprir 66 casas

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Publicado em: 13 de outubro de 2025

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Editado em: 13 de outubro de 2025 04:10

Após sua mais recente atualização, o fastback de luxo Zeekr 001 demonstrou ser capaz de recarregar a bateria de 10% a 80% em menos de sete minutos. Esse desempenho supera de longe todos os EVs atualmente vendidos.

Zeekr é a marca de luxo da Geely. A empresa divulgou um novo vídeo que enfatiza a capacidade do 001, chamando-o de “monstro de carregamento rápido”. O teste, é claro, é de um modelo avançado em condições ideais – não é nada que deva se ver numa cidade brasileira tão cedo.

Mas o resultado mostra o potencial para a superação de um dos maiores pontos de resistência dos proprietários que consideram migrar para elétricos: o tempo de “reabastecimento”. Ainda que 7 minutos não sejam o mesmo que os 2 ou 3 minutos que leva para reabastecer um carro, é um tempo bem mais conveniente que 30 minutos a uma hora, como seria um carregamento rápido típico de hoje.

Os valores de 10% a 80% nesses testes acontecem porque baterias de íon de lítio precisam desacelerar seu carregamento após 80% para evitar danos – o mesmo acontece com celulares.

A era do megawatt

O feito do Zeekr 001 é atribuído a uma série de melhorias técnicas, em particular sua nova arquitetura elétrica. O modelo atualizado utiliza o que a Zeekr chama de arquitetura de 900 volts – com uma voltagem maior permitindo uma transferência mais rápida de energia.

Mas a façanha reside na taxa de carregamento de 12C, que permite ao carro receber uma potência de entrada superior a 1,3 megawatts (MW). Durante o teste gravado, o pico de energia registrado atingiu impressionantes 1.321 kW.

A taxa C mede a capacidade de transferência de energia de uma bateria. 1C significa que uma bateria pode descarregar ou carregar em 1 hora. 0.5C significa duas horas. 2C, meia hora. 4C, 15 minutos. 12C, assim, significa que potencialmente a bateria do Zeekr 001 pode carregar em 5 minutos (mas na prática é mais complicado que isso).

Já o que significam 1,3 gW, dá para explicar assim: no Brasil, o fornecimento residencial é limitado a 20 kW. Assim, o carregador usado no teste seria capaz de alimentar 66 casas no pico do consumo – ou um prédio grande, para simplificar. Seriam necessários 20 carregadores como o que a Porsche anunciou no Brasil recentemente, de 66 kW, para uma potência equivalente.

China vs Ocidente

Esta performance ultrarrápida é alcançada com uma nova bateria de 95 kWh de Fosfato de Ferro-Lítio (LFP), que se conecta a uma das novas estações de carregamento megawatt da própria fabricante chinesa. Os números detalhados da sessão de carregamento mostram a eficiência da curva de potência:

  • Pico de Potência: 1.321 kW, atingido em cerca de dez segundos após o início da recarga.
  • Carregamento Rápido: Atingir 50% de Estado de Carga levou apenas três minutos.
  • 4% a 80% SOC: O tempo total para chegar a 80% foi de seis minutos e meio.
  • Recarga Completa: Uma carga total, partindo de 4% a 100%, foi concluída em apenas 13 minutos e 23 segundos.

Com a bateria a 80%, o carro tem uma autonomia estimada de 568 quilômetros, utilizando o ciclo de testes chinês CLTC.

A nova performance do Zeekr 001 estabelece uma diferença clara e crescente entre o mercado chinês e os mercados ocidentais em termos de capacidade de recarga.

Atualmente, nos Estados Unidos, o Lucid Gravity é considerado o VE com carregamento mais rápido, com entrada máxima de 400 kW e um tempo de 0% a 80% de 27 minutos. O desempenho do Zeekr 001 é quase quatro vezes superior em velocidade de pico e quatro vezes mais rápido em tempo de carregamento 0-80% do que o Lucid Gravity.

O sucesso do carregamento em menos de sete minutos tem implicações profundas para a adoção de VEs. A eliminação do longo tempo de espera para recarga acaba com a principal queixa dos consumidores em viagens longas, tornando o carro elétrico mais conveniente do que o abastecimento em postos de gasolina. A Zeekr também demonstra que não faz sentido carregar um VE totalmente em uma viagem longa, já que o tempo necessário para ir de 80% a 100% (cerca de sete minutos) quase dobrou o tempo total da recarga.

Infraestrutura primitiva

Apesar do feito tecnológico da Zeekr, o principal obstáculo para a disseminação dessa velocidade de carregamento é a infraestrutura. Para usufruir dos benefícios de uma recarga em sete minutos, é necessário ter um carregador DC ultrarrápido compatível.

Enquanto a China avança com estações capazes de fornecer potência megawatt, os Estados Unidos e a Europa estão atrasados, oferecendo predominantemente carregadores limitados a 350 kW. Este descompasso sugere que, embora a tecnologia de bateria e veículo já tenha superado o desafio da velocidade de carregamento, os governos e as operadoras de rede fora da Ásia precisam correr para construir a infraestrutura capaz de suportar a próxima geração de veículos elétricos. Mas a inovação da Zeekr serve como um poderoso indicador do que está por vir na mobilidade elétrica global.

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