O grande destaque do anúncio não é apenas a autonomia total, mas a resistência climática. A Chery afirma que o Liefeng será capaz de atingir 1.500 km de autonomia mesmo em ambientes extremamente frios, operando de forma fiável a temperaturas de -30°C.
O frio é um calcanhar de Aquiles das baterias de lítio atuais, que perdem drasticamente a eficiência em temperaturas negativas. A promessa da Chery sugere que a sua tecnologia de estado sólido (baseada na rota de óxidos) superou essa barreira física.
A bateria, uma evolução da linha “Rhino S” da Chery, promete densidade energética de 600 Wh/kg. Isso é mais de três vezes a capacidade das melhores baterias de hoje, como a BYD Blade, de 170 Wh/kg.
O liefeng promete ainda uma a rquitetura de 800V para carregamento rápido, motores capazes de atingir 30.000 rp, 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e uma máxima de 260 km/h.
Lançamento inicial focado em frotas de ride-hailing (transporte por aplicativo) e aluguel. A ideia é testar a durabilidade e a performance das células de estado sólido em uso intensivo, e lançar o modelo ao público geral no ano que vem.
O anúncio surge pouco depois de a Chery ter revelado o Exeed ES8, outro modelo shooting brake previsto para usar baterias de estado sólido com 1.000 km de autonomia.
Recentemente, uma fabricante de motos finlandesa afirmou que está para lançar o primeiro veículo com baterias em estado sólido no mundo. O anúncio foi recebido com ceticismo, mas a promessa dos finlandeses era mais modesta que a da Chery: “apenas” 400 Wh/kg. Fica a saber quem vai chegar primeiro ao “Santo Graal”, mas este ano começa promissor.
Via CarNewsChina



