...

Chery promete carro elétrico bateria de estado sólido e 1.500 km de autonomia para este ano

O Exceed Liefeng é um supercarro no estilo shooting brake, e promete trazer a nova revolução das baterias para o público
Atualizado: 19 de janeiro de 2026 06:01

A Chery, através da sua marca premium Exeed, anunciou planos ambiciosos que a podem colocar como líder na próxima revolução tecnológica dos veículos elétricos. A montadora confirmou que pretende lançar o seu primeiro veículo equipado com baterias de estado sólido já em 2026.

O modelo escolhido para estrear a tecnologia é o “Liefeng” (que pode ser traduzido como “Vento Caçador”), um shooting brake (uma variação esportiva da station wagon, a popular “perua”) com números que parecem difíceis de acreditar (mas que mostram o que se espera dessa tecnologia).

O grande destaque do anúncio não é apenas a autonomia total, mas a resistência climática. A Chery afirma que o Liefeng será capaz de atingir 1.500 km de autonomia mesmo em ambientes extremamente frios, operando de forma fiável a temperaturas de -30°C.

O frio é um calcanhar de Aquiles das baterias de lítio atuais, que perdem drasticamente a eficiência em temperaturas negativas. A promessa da Chery sugere que a sua tecnologia de estado sólido (baseada na rota de óxidos) superou essa barreira física.

A bateria, uma evolução da linha “Rhino S” da Chery, promete densidade energética de 600 Wh/kg. Isso é mais de três vezes a capacidade das melhores baterias de hoje, como a BYD Blade, de 170 Wh/kg.

O liefeng promete ainda uma a rquitetura de 800V para carregamento rápido, motores capazes de atingir 30.000 rp, 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e uma máxima de 260 km/h.

Lançamento inicial focado em frotas de ride-hailing (transporte por aplicativo) e aluguel. A ideia é testar a durabilidade e a performance das células de estado sólido em uso intensivo, e lançar o modelo ao público geral no ano que vem.

O anúncio surge pouco depois de a Chery ter revelado o Exeed ES8, outro modelo shooting brake previsto para usar baterias de estado sólido com 1.000 km de autonomia.

Recentemente, uma fabricante de motos finlandesa afirmou que está para lançar o primeiro veículo com baterias em estado sólido no mundo. O anúncio foi recebido com ceticismo, mas a promessa dos finlandeses era mais modesta que a da Chery: “apenas” 400 Wh/kg. Fica a saber quem vai chegar primeiro ao “Santo Graal”, mas este ano começa promissor.

Via CarNewsChina

Gostou desta matéria?
Junte-se à nossa comunidade para receber seu conteúdo antes e participar da discussão:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdo Relacionado

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Está curtindo o evdrops?

Junte-se à nossa comunidade para receber notícias em primeira mão, fazer sugestões e participar da discussão.

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.