Elétricos agora são cool: Toyota apresenta redesenho radical do Corolla

Redesign radical do modelo clássico toma como base o estilo dos carros elétricos e deve ter outras motorizações adaptadas

|

Publicado em: 29 de outubro de 2025

|

Editado em: 29 de outubro de 2025 04:10

O Japan Mobility Show abriu suas portas ontem e, entre muitas novidades, tornou-se o palco para a Toyota sinalizar uma ruptura radical com o design de seu sedã mais vendido e tradicional. O Corolla Concept, apresentado pela montadora, antecipa um estilo típico de elétricos puros para a próxima geração do modelo.

Dizemos assim, com esse distanciamento, porque a Toyota não falou quais as motorizações estarão disponíveis – é só um conceito, por enquanto. Mas é um conceito que parece um carro elétrico primariamente e serão outras plataformas que se adaptarão a isso, diferente do que costumava acontecer até há bem pouco.

É simbólico porque o Corolla é mais ortodoxo que rótulo de Maizena. É a aposta segura da Toyota, e o seu sedã mais vendido mundialmente. O protótipo rompe com a imagem convencional do Corolla.

Design elétrico domina

As imagens do conceito mostram que a Toyota buscou inspiração diretamente na era da eletrificação e em modelos de design mais agressivo, como o Prius depois do último facelift.

A seção frontal não possui a grade convencional, sugerindo que o projeto foi pensado para uma motorização alternativa, como elétrica ou híbrida plug-in. Os faróis são refinados e interligados por uma barra de LED.

O design é marcante, com lanternas de LED interligadas por toda a traseira, adotando uma iluminação no estilo “pixelizado”. O nome “Corolla” aparece em destaque no centro.

O habitáculo reflete o minimalismo da nova era automotiva. O interior apresenta poucos comandos físicos, um painel totalmente digital e uma consola central elevada, focando em leveza e modernidade sem sacrificar a funcionalidade.

Motorização é um mistério

Apesar do design sugerir uma base elétrica pura, espera-se que seja um carro multiplataforma, inclusive, possivelmente, combustão interna pura. A versão BEV é óbvia, mas, dado o momento atual, e dado o mercado japonês, dominado por híbridos, é de se esperar que a ousadia seja mais no design que no plano comercial.

Talvez inclusive haja uma surpresa no caminho. Antes do Japan Mobility Show, a montadora japonesa já havia apresentado o GR Corolla com Motor a Hidrogênio Líquido, um carro de competição usando hidrogênio como combustível em um motor de combustão interna.

A versão de produção baseada no Corolla Concept pode chegar ao mercado global entre 2026 e 2027, com o objetivo de redefinir as expectativas de espaço, tecnologia e conforto no segmento de sedãs médios.

Assista à apresentação completa da Toyota no JMS aqui.

Via Toyota

MAIS LIDAS

Fim do elétrico? Flex usando etanol emite menos CO₂ que elétricos chineses, diz estudo

Anfavea calcula que, em sua vida útil total, um flex usando 100% etanol emite menos CO₂ que um elétrico puro chinês; mas não é o que parece

França inaugura estrada com carregamento sem fio ultrarrápido para EVs

Carregamento sem fio na estrada pode acabar com problemas de alcance e até mesmo diminuir as baterias em grandes caminhões

Estudo: ao insistir em híbridos flex, Brasil piora suas emissões e vai na contramão do mundo

Os números indicam que elétricos puros no Brasil emitem 87% a menos do que a média nacional; híbridos flex, apenas 22% a menos

Conteúdo Relacionado

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter