O Japan Mobility Show abriu suas portas ontem e, entre muitas novidades, tornou-se o palco para a Toyota sinalizar uma ruptura radical com o design de seu sedã mais vendido e tradicional. O Corolla Concept, apresentado pela montadora, antecipa um estilo típico de elétricos puros para a próxima geração do modelo.
Dizemos assim, com esse distanciamento, porque a Toyota não falou quais as motorizações estarão disponíveis – é só um conceito, por enquanto. Mas é um conceito que parece um carro elétrico primariamente e serão outras plataformas que se adaptarão a isso, diferente do que costumava acontecer até há bem pouco.
É simbólico porque o Corolla é mais ortodoxo que rótulo de Maizena. É a aposta segura da Toyota, e o seu sedã mais vendido mundialmente. O protótipo rompe com a imagem convencional do Corolla.
Design elétrico domina
As imagens do conceito mostram que a Toyota buscou inspiração diretamente na era da eletrificação e em modelos de design mais agressivo, como o Prius depois do último facelift.
A seção frontal não possui a grade convencional, sugerindo que o projeto foi pensado para uma motorização alternativa, como elétrica ou híbrida plug-in. Os faróis são refinados e interligados por uma barra de LED.
O design é marcante, com lanternas de LED interligadas por toda a traseira, adotando uma iluminação no estilo “pixelizado”. O nome “Corolla” aparece em destaque no centro.
O habitáculo reflete o minimalismo da nova era automotiva. O interior apresenta poucos comandos físicos, um painel totalmente digital e uma consola central elevada, focando em leveza e modernidade sem sacrificar a funcionalidade.
Motorização é um mistério
Apesar do design sugerir uma base elétrica pura, espera-se que seja um carro multiplataforma, inclusive, possivelmente, combustão interna pura. A versão BEV é óbvia, mas, dado o momento atual, e dado o mercado japonês, dominado por híbridos, é de se esperar que a ousadia seja mais no design que no plano comercial.
Talvez inclusive haja uma surpresa no caminho. Antes do Japan Mobility Show, a montadora japonesa já havia apresentado o GR Corolla com Motor a Hidrogênio Líquido, um carro de competição usando hidrogênio como combustível em um motor de combustão interna.
A versão de produção baseada no Corolla Concept pode chegar ao mercado global entre 2026 e 2027, com o objetivo de redefinir as expectativas de espaço, tecnologia e conforto no segmento de sedãs médios.
Assista à apresentação completa da Toyota no JMS aqui.
Via Toyota







