O Grupo Renault acaba de divulgar os seus resultados globais de 2025 e os números mostram um crescimento vultoso em veículos elétricos, num momento em que outros fabricantes ocidentais andam relutantes. Enquanto o mercado global teve um crescimento saudável em 2025, de 20%, a divisão elétrica da Renault registrou um aumento de 72 nas vendas de veículos puramente elétricos (BEVs), totalizando 151.939 unidades vendidas.
Na Europa, o resultado foi ainda melhor, com um aumento de 76,2%. Mais que o dobro do crescimento do mercado europeu de BEVs, que marcou 33%.
A América Latina teve um crescimento modesto, de 11,3%. Isso foi abaixo do crescimento de BEVs no Brasil, de 39%. A Renault vende por aqui o Kwid E-Tech, que é o elétrico mais barato do país, e o oitavo mais vendido em 2025, além do Kangoo e o Megane E-Tech. Mas os modelos mais vendidos lá fora não estão disponíveis por aqui.
Maiores sucessos de vendas
O maior responsável pelo sucesso no exterior é o Renault 5 E-Tech. O compacto retrofuturista tornando-se o segundo carro elétrico mais vendido a clientes particulares na Europa (depois do Tesla Model Y). Graças a ele, 1 em cada 5 carros vendidos pela Renault no velho continente já é 100% elétrico (mix de 20,2%).
Movida por carros elétricos, a divisão esportiva Alpine provou que mais do que duplicou as suas vendas totais (+139,2%), ultrapassando as 10 mil unidades pela primeira vez na história.
Outro modelo notável é o recém-lançado Alpine A290. O “hot hatch” elétrico baseado no R5 já emplacou 8.198 unidades, mostrando que há uma procura reprimida por esportivos elétricos compactos. E a Renault espera que o novo fastback de 5 lugares, o Alpine A390, lançado no final de 2025, deve impulsionar esses números em 2026.
A Dacia continua a ser a rainha do custo-benefício na Europa. O Dacia Spring manteve a sua coroa como o veículo elétrico do segmento A (compactos urbanos de entrada) mais vendido na Europa. A marca confirmou para 2026 o lançamento de um novo elétrico também de entrada.
O que vem este ano
A Renault deve seguir acelerada em 2026. O relatório confirma a ofensiva de produtos para este ano:
- Renault Twingo E-Tech: O regresso de outro ícone, agora a baterias, prometendo ser um dos elétricos mais acessíveis e eficientes do mercado.
- Alpine A390: Chegada em força aos concessionários.
- Novo Dacia Elétrico: Para manter a liderança nos preços baixos.
O evdrops entrou em contato com a Renault para comentar o sucesso e seus planos para o Brasil, mas ainda não teve resposta. Não é ainda informação confirmada, mas a chegada do Twingo ao Brasil é considerada altamente provável.
Via Renault