...

Governo da Alemanha quer impedir o banimento de veículos a combustão interna na UE

Com a perda de 51.500 vagas na indústria automotiva no último ano, Alemanha defende que a salvação está na gasolina
Atualizado: 3 de dezembro de 2025 10:12
Escapamento de carro
Escapamento | Saulo Leite / Pexels

O chanceler alemão Friedrich Merz confirmou sexta-feira passada que irá enviar uma carta à presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen pedindo que a lei que baniu carros a combustão interna na União Europeia seja flexibilizada para permitir híbridos plug-in e outros “carros a combustão interna altamente eficientes”. Considerando o quanto a leitura dessa última parte pode ser flexível, significa basicamente abolir a lei.

“Vou pedir à Comissão que, mesmo depois de 2035, continuem a permitir que veículos elétricos a bateria também tenham um motor a combustão”, afirmou o chanceler numa conferência com a imprensa em Berlim. “É muito mais oportuno e pragmático investir mais esforço e dinheiro no desenvolvimento de sistemas híbridos eficientes que irão combinar o melhor do mundo dos motores a combustão interna em uma mão e a mobilidade elétrica na outra.”

Falando junto com Merz na conferência, o vice-chanceler e Ministro das Finanças, Lars Klingbeil, disse que “A futura viabilidade da indústria automotiva da Alemanha, garantindo empregos, é o argumento central para nós. Nós concordamos que o futuro da indústria é elétrico… mas queremos estar aberto para mais tecnologias, precisamos de flexibilidade.”

Durante a mesma conferência, Markus Söder, ministro-presidente da Baviera, ainda anunciou que o governo deve introduzir um subsídio de €5,000 (~R$ 31 mil) para EVs e híbridos feitos com peças produzidas majoritariamente na Alemanha.

A Alemanha contra o banimento da combustão interna na UE

A lei determina o banimento das vendas de veículos a combustão interna a partir de 2035. A proposta foi apresentada em julho de 2021 pela Comissão Europeia. Um ano depois, em 8 de junho de 2022, o Parlmento Europeu votou em favor de colocá-la em pauta, exigindo a aprovação individual dos países membros da UE. Poucos dias depois da votação o então Ministro das Finanças da Alemanha, Christian Lindner, falou que seu país iria se recusar a aprovar.

Após uma rodada de 16 horas de negociações, nas quais a Alemanha falou já em híbridos plug-in, o presidente da comissão do clima da UE, Frans Timmermans afirmou que esses veículos não ofereciam corte de emissões suficiente, mas “manteria a cabeça aberta”, e a Alemanha aceitou a proposta. A lei foi votada no Parlmento Europeu e tornada oficial em 14 de fevereiro de 2023.

Assim, o histórico de resistência da Alemanha não é novidade, nem tem relação direta com a maré negacionista pós-Trump. Merz é da União Democrata Cristã da Alemanha, um partido de centro-direita, governando em coalizão com o centro-esquerda Partido Social-Democrata, ao qual pertence Klingbeil.

A Alemanha tem, de longe, a maior indústria automotiva da Europa. Produz 35% dos veículos da UE. Mas, no ano passado, a indústria alemã perdeu 51.500 vagas, ou 6,7% de sua mão de obra, por conta do fraco mercado interna e queda nas vendas à China e aos EUA. Recentemente, a Volkswagen anunciou a redução de suas fábricas de carros elétricos na Alemanha e o executivo da BMW falou que a combustão interna é “para sempre”.

Sebastian Bock, diretor da ONG Transport & Environment (T&E) na Alemanha, afirmou que a decisão é um atraso para a indústria: “Quem acredita que a Alemanha vai garantir a segurança do emprego com tecnologia de combustão, que já é obsoleta hoje, está fechando os olhos para a realidade e provocando o declínio gradual da indústria automobilística alemã”. A T&E foi a ONG responsável pelo “dieselgate” da Volkswagen em 2015, e recentemente lançou um estudo mostrando que, na prática, híbridos plug-in não estavam entregando a redução de emissões que prometiam.

Hot take: para quem a indústria alemã acha que irá vender carros a combustão interna em 2035? E o que vai ter sobrado dela para fabricar isso se continuar a investir no passado?

Gostou desta matéria? Junte-se à nossa comunidade para receber seu conteúdo antes e participar da discussão:

Conteúdo Relacionado

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Está curtindo o evdrops?

Junte-se à nossa comunidade para receber notícias em primeira mão, fazer sugestões e participar da discussão.

Seraphinite AcceleratorBannerText_Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.