
Segundo a apuração do portal Motor1, que obteve acesso inicial exclusivo e abriu espaço para a revelação em um evento, a montadora chinesa BAIC (Beijing Automotive Industry Holding Co.) iniciará em breve suas operações oficiais no mercado brasileiro. A confirmação foi feita por Oswaldo Ramos, veterano setor automotivo que assumirá o comando local como COO (Chief Operating Officer). Como a marca está dando seus primeiros passos e estruturando a operação totalmente do zero, ainda não há uma data para a estreia oficial.
Ramos foi o principal responsável pela estratégia de lançamento e consolidação da GWM no Brasil, marca que hoje figura entre as líderes do setor. Mais recentemente, o executivo também atuou, por meio de sua consultoria, na chegada da marca britânica Lotus ao mercado nacional.
“A BAIC me lançou o desafio de trazer a marca para cá. A linha de produtos me chamou muito a atenção, pois está bem alinhada ao que o público brasileiro quer: elétricos compactos e SUVs eletrificados”, revelou Ramos durante o E-Days 2026, fórum de debates sobre mobilidade da Motor1.
Delegação de concessionários na China e planos para o mercado
A ofensiva da BAIC em direção ao Brasil ganhou tração definitiva durante o Salão de Beijing 2026, tendo o nosso mercado como um de seus focos estratégicos globais. Nos dias que antecederam a abertura do evento, uma delegação brasileira composta por 70 representantes de 30 grandes redes de concessionárias visitou a sede da estatal chinesa para avançar nas negociações de distribuição.
A comitiva percorreu centros de desenvolvimento tecnológico, testou modelos em pistas todo-terreno e acompanhou de perto as linhas de montagem de utilitários. Ramos destaca o nível de compromisso da fabricante com o país:
“O que posso prometer é que nós vamos trazer produtos que farão a diferença no mercado brasileiro, perfeitamente alinhados com as expectativas do público — incluindo modelos que ainda nem foram lançados na China.”
Arcfox T1 já circula pelo Brasil
Os testes de rodagem e homologação, inclusive, já começaram no asfalto brasileiro. O Arcfox T1, hatch elétrico da BAIC, foi flagrado rodando totalmente sem camuflagem em um eletroposto na Rodovia Castelo Branco, em São Paulo. O registro, publicado pelo perfil Placa Verde, confirma que as avaliações de engenharia local estão em andamento. O modelo chega focado no setor de entrada intermediário, para competir com o BYD Dolphin e com o Geely EX2.
Na China, o Arcfox T1 atua como um hatch elétrico de entrada, mas ostenta dimensões generosas que surpreendem para a categoria. Ele mede 4,33 metros de comprimento e tem um entre-eixos de 2,77 metros — porte que o posiciona ligeiramente acima do Dolphin em tamanho e muito próximo ao de alguns crossovers compactos, garantindo excelente espaço interno.
Embora as especificações oficiais para o Brasil ainda não tenham sido anunciadas, a expectativa é que a BAIC adapte o portfólio para competir na faixa de preço mais quente do mercado atual. No exterior, o modelo é oferecido com motores dianteiros de 94 cv ou 127 cv.
As baterias são de fosfato de ferro-lítio (LFP), com capacidades de 41,7 kWh ou 42,3 kWh, entregando uma autonomia de até 425 km no otimista ciclo chinês (CLTC). Adequando o número à realidade de rodagem brasileira, a expectativa é que o modelo entregue um alcance na casa dos 350 km pelo Inmetro.
Via Motor1
Deixe um comentário