
A MG Motor deu um dos passos mais importantes de sua estratégia para o mercado brasileiro ao confirmar que iniciará a produção nacional de veículos elétricos até o fim de 2026. A operação será instalada na PACE (Planta Automotiva do Ceará), localizada em Horizonte (CE), marcando a primeira unidade produtiva da fabricante na América do Sul.
O projeto prevê investimentos de R$400 milhões, sendo mais de R$60 milhões destinados à preparação da linha de montagem e modernização da planta industrial, enquanto outros R$340 milhões serão aplicados em pesquisa, desenvolvimento (P&D), inovação e capacitação tecnológica.
A expectativa é fabricar 50 mil veículos nos próximos quatro anos e gerar aproximadamente 600 empregos diretos e indiretos, fortalecendo a cadeia automotiva do Nordeste e ampliando a presença da indústria de veículos eletrificados no país.
A escolha do Ceará reforça a transformação do estado em um novo polo da indústria automotiva, especialmente na produção de veículos eletrificados. A antiga fábrica da Troller, em Horizonte, deu origem à PACE (Planta Automotiva do Ceará), primeira planta automotiva multimarcas do país, administrada pela Comexport.
Em 2025, a General Motors (GM) inaugurou no local a montagem do Chevrolet Spark EUV, seu primeiro veículo elétrico produzido no Brasil, em parceria com a Comexport. Agora, com a chegada da MG Motor, controlada pelo grupo chinês SAIC, a planta passa a reunir duas grandes fabricantes globais e consolida o Ceará como um importante centro de produção automotiva voltado às novas tecnologias de mobilidade.
Além da montagem dos veículos, o empreendimento deverá estimular a instalação de novos fornecedores, ampliar a nacionalização de componentes e fortalecer toda a cadeia logística da região.
Produção começa com dois modelos elétricos
Os primeiros modelos nacionais serão o MG4 Urban, hatch elétrico voltado ao uso urbano, com uma opção com bateria em estado semissólido, e o MGS5, SUV elétrico que chega para disputar um dos segmentos mais aquecidos do mercado brasileiro.
Segundo a empresa, a escolha ocorreu pelo potencial comercial dos dois modelos.
O MG4 Urban promete combinar amplo espaço interno, elevada autonomia e tecnologias de assistência à condução. Já o MGS5 aposta em um conjunto formado por design moderno, acabamento sofisticado, desempenho esportivo e ampla lista de equipamentos.
A fabricante também confirmou que a planta poderá receber novos produtos futuramente, incluindo veículos equipados com motorização flex desenvolvidos especificamente para atender às características do mercado brasileiro.
Brasil ganha importância estratégica
A decisão de produzir localmente reforça o papel do Brasil dentro da estratégia global da SAIC Motor, grupo controlador da MG Motor e atualmente um dos maiores fabricantes de automóveis do planeta.
Presente em mais de 100 países, a SAIC acumula mais de 100 milhões de veículos produzidos e comercializados ao longo de sua história. Apenas em 2025, o grupo vendeu mais de 4,5 milhões de unidades em todo o mundo.
Além do tamanho do mercado brasileiro, atualmente um dos seis maiores do planeta, a empresa destaca fatores como a disponibilidade de minerais estratégicos para eletrificação, a crescente demanda por veículos eletrificados e o potencial industrial do país.
“O início da montagem local do MG4 Urban e do MGS5 representa a concretização do compromisso de longo prazo que assumimos com o Brasil desde o primeiro dia de nossas operações”, afirma Li Yang, CEO da MG Motor Brasil.
Segundo o executivo, a produção nacional permitirá ampliar a presença da marca e acelerar o desenvolvimento de um ecossistema de mobilidade elétrica mais acessível.
Expansão dos eletrificados
A chegada da produção nacional da MG Motor ocorre em um momento de rápida expansão do mercado de veículos eletrificados no Brasil.
Nos últimos anos, o segmento vem registrando sucessivos recordes de vendas impulsionados pela ampliação da oferta de modelos, redução gradual dos preços e entrada de fabricantes chinesas.
Empresas como BYD, GWM, GAC, Omoda & Jaecoo, Zeekr e Leapmotor aceleraram seus planos de investimento no país, tornando o Brasil um dos principais mercados estratégicos da América Latina para veículos elétricos e híbridos.
A produção local também reduz custos logísticos, diminui a exposição às oscilações cambiais e facilita futuras adaptações às regras do Programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), política industrial do governo federal que estimula investimentos em eficiência energética, descarbonização e desenvolvimento tecnológico da indústria automotiva.
Investimento em inovação
Um dos diferenciais do projeto anunciado pela MG Motor está no volume destinado à pesquisa e desenvolvimento.
Dos R$ 400 milhões previstos, R$ 340 milhões serão aplicados em projetos tecnológicos, inovação e capacitação, transformando a operação em um polo de desenvolvimento industrial e não apenas em uma linha de montagem.
O objetivo é fortalecer competências locais, desenvolver fornecedores brasileiros e criar condições para ampliar o índice de nacionalização dos veículos produzidos no Ceará.
Com a fabricação nacional, a MG Motor pretende acelerar sua expansão comercial no país, ampliando sua rede de concessionárias e aumentando a competitividade frente às demais fabricantes de veículos eletrificados.
A estratégia acompanha o movimento observado entre outras montadoras chinesas, que passaram a enxergar o Brasil não apenas como mercado consumidor, mas também como base de produção para atender a América Latina.
A expectativa é que a operação cearense seja apenas o primeiro passo de um plano de longo prazo da empresa no país, com possibilidade de novos modelos, maior integração de fornecedores nacionais e desenvolvimento de veículos adaptados às necessidades dos consumidores brasileiros.
Via: MG Motor
Deixe um comentário